Android Auto ganha novo app e está preparado para aventuras em trilhas off-road

Android Auto ganha novo app e está preparado para aventuras em trilhas off-road

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Julho de 2021 às 10h53
Reprodução/Jeep

O Android Auto é uma ferramenta indispensável para quem deseja espelhar os recursos de navegação do celular para o carro. Embora o Google tenha relutado em permitir o uso de app que não fosse o Maps, a companhia cedeu. Primeiro foi o Waze (que pertence ao Google), depois o TomTom NaviGo e, agora, o Gaia.

A diferença do Gaia é o enfoque voltado para aventuras, enquanto os demais são para orientações nas cidades. Com o app, é possível ter auxílio ao rodar em terrenos esburacados, lamacentos e sem qualquer indício de asfalto. Em vez de se guiar apenas pelo instinto, o programa dá as coordenadas para garantir que o usuário saiba para onde está indo.

Em vez de ruas pavimentadas, prepare-se para se embrenhar no mato (Imagem: Reprodução/Gaia)

Em vez de focar em rotas de estradas, o serviço mapeia caminhos off-road e trilhas para pedestres, ciclistas, alpinistas e aventureiros em geral. A nova versão armazena os trajetos no próprio carro, o que dispensa a necessidade de mexer no telefone durante a condução.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim que conectado no Android Auto, o Gaia aparece no inicializador com a localização atual. É possível encontrar as rotas mais próximas ou definir outras mais distantes. O app suporta o modo claro ou escuro, integração com o Google Assistente e permite configurações personalizadas no mapa. No mais, ele tem todas as funções que um GPS comum costuma ter, como zoom, travamento de visualização e alteração de rota.

O app é compatível com o assistente de voz do Google (Imagem: Reprodução/Gaia)

Por enquanto, a versão 2021.6 está em beta e é necessário integrar o programa de testes da desenvolvedora para desfrutar da integração com o Android Auto. Depois disso, é só atualizar o telefone, fazer o login no app e criar as rotas desejadas — tanto no app quanto no site dá para fazer isso.

Fonte: Gaia  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.