Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 terá recurso aprimorado do Google Lens para traduzir itens na tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2021 às 11h30

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O Google Lens para Android 12 recebeu um sutil aprimoramento no Android 12. Nas mãos dos desenvolvedores com o Developer Preview 2.1 (DP), o app de lentes inteligentes do Google passa a traduzir conteúdo direto da tela de aplicativos recentes do sistema operacional.

Flagrada pela primeira vez em meados de 2019, o recurso é basicamente um aprimoramento na qualidade da experiência com o Google Lens. Nas mais recentes atualizações, a gigante busca integrar as lentes inteligentes a vários dos seus produtos, como no Google Fotos, na tentativa de distribuir seus recursos entre os aplicativos do ecossistema.

Através do Google Lens, textos em quaisquer idiomas podem ser traduzidos graças ao poder do Google Tradutor. Agora, essa tradução foi ampliada para a navegação do Android, mais especificamente, o menu de apps recentes, seção que viabiliza a alternância entre aplicativos abertos.

Continua após a publicidade

A integração da navegação com o Google Lens adiciona o botão de tradução na parte inferior da tela. Clicar nele gerará o texto adaptado, desde que o idioma escrito seja diferente do padrão do sistema.

Apesar de ser uma novidade ainda exclusiva para as versões de desenvolvedores do Android 12, ela deve dar as caras no Android 11, como foi anunciado pelo Google em dezembro. Por se tratar de uma alteração vinculada ao sistema operacional, é compreensível que tenha sido aplicada em um ambiente de testes restrito antes que alcance o público geral.

Ainda sem esclarecimentos

Continua após a publicidade

Em janeiro deste ano, o Google Lens começou a liberar o download de pacotes de idiomas para possibilitar as traduções mesmo sem internet. Direto do app, a seleção de línguas permite escolher o idioma compreendido pelo usuário e quais devem ser traduzidos. Embora seja extremamente útil, não há certeza de que esse download também servirá para as traduções na tela de apps recentes.

Por outro lado, o site Android Police comenta que a atualização não exigiu nenhuma ação dos usuários. Por isso, não há o que fazer se não esperar que o Google Lens ampliado seja disponibilizado ao seu aparelho.

Além disso, a função pode ser um diferencial da linha Pixel. Devido a proximidade dos celulares do Google com o Android, é possível que seja uma função exclusiva da sua família de aparelhos. Nada impede de aparecer em outros celulares, porém. Mas resta aguardar que a Gigante das Pesquisas esclareça a distribuição da ferramenta.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police