Amazon Appstore terá suporte ao novo formato de aplicativos do Android

Amazon Appstore terá suporte ao novo formato de aplicativos do Android

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Julho de 2021 às 08h45

A partir de agosto, o Google exigirá que os novos aplicativos inseridos na Play Store sejam no formato Android App Bundle (AAB), em vez dos tradicionais APK. A Amazon não quer ficar sem novos apps, por isso já anunciou que deve introduzir suporte ao formato AAB em breve.

Essa é uma ótima notícia não somente para donos de dispositivos da Amazon, como o Fire TV, mas também para usuários do Windows 11. A Appstore da empresa será a fonte padrão de aplicações Android no novo sistema da Microsoft. Então, você pode ficar tranquilo porque todos os aplicativos móveis, sejam novos ou antigos, vão rodar no seu PC.

O novo formato tem arquivos menores e outras vantagens (Imagem: Reprodução/Android)

Diferentemente do Google, a Amazon continuará aceitando o formato APK dos desenvolvedores, sem qualquer mudança no processo de envio. Quem já tem apps rodando na loja não precisará enviar uma nova versão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O ABB tem algumas vantagens diante do sistema atual, porque oferece arquivos menores para download e alguns recursos dinâmicos, como o carregamento sob demanda. As expansões e complementos, que hoje usam o formato OBB, deverão adotar o Play Asset Delivery ou Play Feature Delivery.

Apesar disso, a criadora do Kindle disse que nem todas os benefícios do ABB estarão disponíveis neste lançamento. Eles serão habilitados gradualmente ao longo do tempo, conforme avanço no desenvolvimento.

Fonte: Amazon

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.