Amazon Appstore terá suporte ao novo formato de aplicativos do Android

Amazon Appstore terá suporte ao novo formato de aplicativos do Android

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Julho de 2021 às 08h45

A partir de agosto, o Google exigirá que os novos aplicativos inseridos na Play Store sejam no formato Android App Bundle (AAB), em vez dos tradicionais APK. A Amazon não quer ficar sem novos apps, por isso já anunciou que deve introduzir suporte ao formato AAB em breve.

Essa é uma ótima notícia não somente para donos de dispositivos da Amazon, como o Fire TV, mas também para usuários do Windows 11. A Appstore da empresa será a fonte padrão de aplicações Android no novo sistema da Microsoft. Então, você pode ficar tranquilo porque todos os aplicativos móveis, sejam novos ou antigos, vão rodar no seu PC.

O novo formato tem arquivos menores e outras vantagens (Imagem: Reprodução/Android)

Diferentemente do Google, a Amazon continuará aceitando o formato APK dos desenvolvedores, sem qualquer mudança no processo de envio. Quem já tem apps rodando na loja não precisará enviar uma nova versão.

O ABB tem algumas vantagens diante do sistema atual, porque oferece arquivos menores para download e alguns recursos dinâmicos, como o carregamento sob demanda. As expansões e complementos, que hoje usam o formato OBB, deverão adotar o Play Asset Delivery ou Play Feature Delivery.

Apesar disso, a criadora do Kindle disse que nem todas os benefícios do ABB estarão disponíveis neste lançamento. Eles serão habilitados gradualmente ao longo do tempo, conforme avanço no desenvolvimento.

Fonte: Amazon

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.