Publicidade

AMap é o 'Google Maps da China' com recursos de IA; conheça o app

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O AMap é um aplicativo de navegação chinês desenvolvido pelo Alibaba. Por conta da popularidade no mercado local, a plataforma recebe o apelido de “Google Maps da China”, mas também pode ser acessada no Brasil.

A interface do AMap é bem similar ao Google Maps e ao Apple Maps, com destaque para um menu inferior com atalhos para encontrar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos próximos. 

Na China, o app ainda ganhou integração com um assistente de IA capaz de responder a comandos em linguagem natural e sugerir locais. Por enquanto, a função não está disponível em outros países.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A seguir, o Canaltech explica:

  • Como funciona o AMap
  • O app pode ser usado em português?
  • Como usar o AMap
  • Vale a pena usar o AMap?

Como funciona o AMap

O AMap funciona como um app de navegação convencional: você pode consultar estabelecimentos próximos e montar rotas pensadas para carros, motocicletas, bicicletas ou a pé. Há uma opção para consultar preços de corridas em aplicativos, mas não está disponível no Brasil.

Após escolher o destino, o procedimento é similar ao do Maps. O aplicativo vai escolher o melhor trajeto e oferecer alternativas secundárias, além de incluir filtros para escolher os deslocamentos mais econômicos ou que não usam pedágio, por exemplo.

Durante a viagem, o app atualiza em tempo real e pode recalcular a rota se errar o caminho. A ferramenta ainda conta com dados atualizados sobre o trânsito para informar congestionamento e outros possíveis atrasos.

Você também pode usar o mapa e o menu inferior para encontrar estabelecimentos próximos, como restaurantes, lojas, hospitais e atrações turísticas.

Continua após a publicidade

O app pode ser usado em português?

Sim, mas o processo é um pouco confuso. Na configuração inicial, o app deixa escolher apenas entre mandarim e inglês, mas posteriormente você pode abrir as configurações e mudar o idioma. 

Vale destacar que a locução durante a navegação é feita em português de Portugal.

Como usar o AMap

Continua após a publicidade

Siga estes passos:

  1. Baixe o AMap (Android | iOS);
  2. Faça a configuração inicial;
  3. Ative o acesso à localização;
  4. Insira um destino na barra de pesquisa;
  5. Escolha um meio de transporte;
  6. Veja a rota traçada.

Vale a pena usar o AMap?

O aplicativo tem limitações para uso fora da China (como a ausência do assistente de IA), mas é uma alternativa interessante ao Google Maps e ao Apple Maps. Caso os concorrentes estejam com problemas de desempenho, vale testar o AMap como um plano B

Continua após a publicidade

A tradução para o português ainda tem algumas inconsistências, mas a plataforma tem uma interface de navegação interessante como ponto positivo.

Leia também:

VÍDEO: como ver ruas antigas no Google Maps

Continua após a publicidade