Airbnb passará a mostrar o custo total da estadia; entenda
Por Emanuele Almeida | •

O Airbnb informou que irá mostrar, de forma padronizada, aos usuários os valores totais das estadias pesquisadas, segundo a Bloomberg. A mudança vem após reclamações de usuários, assim como cumprimento de uma regra estabelecida pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla original).
- Como funcionam as taxas do Airbnb? | Hóspede e anfitrião
- Airbnb libera pagamento via Pix; veja como usar
A normativa entra em vigor em maio nos Estados Unidos e exige que a plataforma, que não tinha regulamentação geral sobre exibição de preços no país, mostre o custo total de suas reservas, incluindo todas as taxas de impostos, limpeza e outros valores que estiverem envolvidos na cotação.
A medida será aplicada nos EUA, assim como nos outros 200 países em que a plataforma atua e que não possuem regulamentos de exibição de preços. A partir da determinação, usuários devem visualizar o preço total quando nevagarem pelos anúncios nos resultados.
Europa, Austrália e Canadá já possuem uma exibição total de valores inclusos na hospedagem desde 2019. Isso porque, a plataforma precisou seguir leis regionais que exigiam a descriminação dos valores aos usuários do Airbnb.
No Brasil, a exibição de forma visível e facilitada para o usuário em plataformas digitais é regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Em testes feitos pelo Canaltech, o aplicativo e site do Airbnb agora mostram o preço total e sinalizam que o valor tem as taxas já inclusas.
Para a reportagem, o Airbnb explica que, no Brasil, a opção de exibição de preço total era um recurso opcional e que agora passa a ser padrão.
"O Airbnb tornou a exibição do preço total o formato de preço padrão globalmente e, a partir de agora, hóspedes em todo o mundo verão o preço total de sua estadia – incluindo todas as taxas antes dos impostos – desde os resultados da busca", explicou a empresa.
A plataforma de hospedagem também adiciona que, em alguns países e regiões, os impostos estão incluídos no preço total exibido. E afirma que todos os valores serão exibidos antes do checkout.
Determinação foi dada pelo FTC em 2024
Em dezembro de 2024, a Comissão Federal de Comércio aplicou a regra sobre taxas abusivas que visa proibir preços enganosos e taxas ocultas no mercado de venda de ingressos para eventos ao vivo, assim como hospedagem de curto prazo, em que o Airbnb se encaixa.
Leia mais
VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações?