O que é e como funciona o AirBnb
Por Guadalupe Carniel • Editado por Bruno Salutes |
O Airbnb (Android | iOS | Web) é uma plataforma de hospedagem, que oferece outras opções além de hotéis, albergues e hostels para viajantes do mundo inteiro, sendo uma alternativa mais barata em relação a acomodações mais tradicionais.
- 5 aplicativos de viagem alternativos ao Uber
- Melhores apps para comprar passagens de ônibus
- Como pedir carona no aplicativo BlaBlaCar
O aplicativo iniciou suas atividades em 2008, na Califórnia, quando dois amigos designers tinham um espaço sobrando e decidiram hospedar três pessoas que estavam viajando e procuravam um lugar para ficar em colchões infláveis e servir café da manhã.
Daí surgiu o nome: Airbnb é a sigla para Air Bed & Breakfast, que era o nome original da empresa. E assim, surgiu a ideia de manter este modelo para quem fosse a eventos na Califórnia. Rapidamente a plataforma se popularizou e, além de camas, os usuários poderiam disponibilizar casas e até castelos.
O Airbnb chegou ao Brasil em 2011 e, atualmente conta com anúncios de espaços em mais de 190 países. Entenda melhor como o app funciona.
Como funciona o Airbnb
Você pode criar uma conta gratuitamente e não há distinção entre ser tanto anfitrião quanto hóspede na plataforma. Os contatos são feitos entre os usuários, sem intermediários.
É permitido anunciar um espaço disponível para alugar durante um curto período, como uma casa, ou mesmo um quarto e também podem reservar acomodações em qualquer lugar do mundo.
Os perfis dos anunciantes são verificados, mas sempre vale a pena ler toda a descrição do anúncio e os comentários dos hóspedes anteriores em relação à experiência no local.
Se o espaço não corresponder ao combinado, você pode entrar em contato com o Airbnb que conta com uma equipe para atendimento 24h em onze idiomas para tirar dúvidas ou ajudar em casas de reembolso, estorno e remarcação de reservas.
Além de acomodações, o Airbnb passou a oferecer as chamadas “experiências” (ou tours) e reservas de restaurantes em algumas cidades do mundo.
E você? Já utilizou a plataforma? Como foi a sua experiência? Compartilhe conosco!