Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agora dá para ouvir áudio gravado no WhatsApp antes do envio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Dezembro de 2021 às 14h51

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp liberou para todos o recurso para visualizar mensagens de voz antes de enviá-la para algum contato ou grupo. Essa novidade estava em fase de testes há vários meses (desde maio) e chegou a ser liberada para alguns sortudos de modo tímido nas últimas semanas, mas agora chega em definitivo para todos no iOS, Android, web e desktop.

A adição traz duas adições distintas: a gravação com o visual de ondas sonoras, já mencionado há algumas semanas, e a opção de ouvir o áudio antes de enviá-lo. É possível clicar no botão vermelho para interromper a gravação e escutá-la para decidir se envia ou exclui ao mandá-lo para a lixeira.

Continua após a publicidade

A nova aparência das ondas permite ao destinatário e ao emissor saberem se o áudio gravado possui algum tipo de som ou se foi enviado mudo por acidente. É útil também para ver se o áudio está muito alto ou baixo, assim dá para configurar o volume do telefone antes de reproduzir um grito que chame a atenção de todos à sua volta no ônibus.

A pré-visualização dos áudios é uma demanda antiga dos usuários, algo que já existe no Telegram há bastante tempo. Muita gente tem o costume de gravar áudios enquanto anda pela rua ou em locais muito cheios, por isso a voz nem sempre é audível naquele momento. Sem esse recurso, era preciso enviar o arquivo para a pessoa e clicar na reprodução para ver se a qualidade estava boa — se não estivesse, precisava apagar antes do outro escutar —, um transtorno desnecessário.

Evolução dos áudios no WhatsApp

Continua após a publicidade

Esta é só mais uma adição entre as muitas do WhatsApp no campo dos áudios, lançadas ao longo de 2021. No começo do ano, o serviço trouxe a capacidade de reproduzir áudios em velocidade acelerada (1x, 1.5x, 2x). Em novembro, um vazamento sugeriu que a plataforma trabalha em um recurso para pausar a gravação e retomá-la posteriormente, sem precisar reiniciar a mensagem do zero.

Outra novidade em desenvolvimento é a possibilidade de acelerar também os áudios recebidos por encaminhamento — hoje, só dá para fazer isso com os recebidos diretamente. O WhatsApp também pode lançar futuramente um recurso para transformar automaticamente as mensagens de voz em texto e um possível tocador de mensagem global, que possibilitaria ouvir notas de voz enquanto navega por outros chats.

Como de costume, embora a novidade seja amplamente distribuída, nem todos podem recebê-la de imediato. A recomendação é atualizar o seu WhatsApp ou baixar a versão mais recente, além de aguardar algumas horas para garantir que o recurso chegará.

Fonte: WhatsApp