Publicidade

Adeus, Calibri: Microsoft vai mudar a fonte padrão de Word e Excel

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2021 às 14h16

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Após 15 anos, a Microsoft anunciou a mudança da fonte padrão do seu pacote Office. Sai de cena a Calibri para dar lugar a outra tipologia ainda não definida.

A empresa de Redmond tem cinco novas fontes em teste — Tenorite, Bierstadt, Skeena, Seaford e Grandview —, e quem vai decidir qual será a oficial é você. No site oficial da companhia, são listados mais detalhes sobre cada uma delas e seus criadores.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um experimento, somente os assinantes do serviço Microsoft 365 terão acesso às novas fontes. Proprietários de licenças vitalícias do software, como o Office 2019, também as receberão em breve para experimentar — embora estes tenham que seguir se contentando com a Calibri como padrão.

Aos que desejam checar as novas opções da Microsoft de perto, basta abrir o Word ou outro programa da empresa e clicar no menu de seleção da fonte. Daí é só digitar o nome ou rolar a barra até encontrar a desejada: ela estará com o símbolo de uma nuvem ao lado, o que significa que será necessário clicar sobre ela para o programa começar a baixá-la.

Não há, até o momento, uma previsão de quando a tipologia padrão do Office será alterada. Provavelmente, isso deve ocorrer nos próximos meses, após coletar os feedbacks enviados pelos usuários. Pode ser também que a nova fonte chegue junto com o novo layout do Windows, o que só ocorreria no segundo semestre.

Continua após a publicidade

A empresa solicita que os comentários e avaliações sejam enviados para uma de suas contas oficiais no Twitter (@microsoft365, neste caso).

Importância das fontes

A Calibri foi a substituta da famigerada Times New Roman a partir do Office 2007. A fonte caiu no gosto popular por ser moderna, legível e limpa, o que facilita a leitura. Já a famosa Times reinou no Word desde a sua popularização, mas perdeu espaço devido à preferência dos usuários por fontes sem serifas (aqueles tracinhos em cima e em baixo da letra).

O padrão de fonte é algo importante para a Microsoft porque ela é quem vai nortear a produção de documentos no futuro. Ao digitar um texto no Word, a maioria das pessoas não se dá ao trabalho de alterar o padrão, por isso a fonte selecionada precisa ser compatível com os ideais de modernidade que a empresa pretende transmitir.

Continua após a publicidade

Além disso, a tipologia digital é importante para todos os usuários de computadores. Ela causa a primeira impressão, que dá o tom do conteúdo e ajuda a transmitir a mensagem desejada. A ABNT, responsável por estipular regras para trabalhos acadêmicos, recomenda o uso da Times New Roman ou Arial para artigos científicos, por exemplo.

Fontes muito descontraídas, como a Comic Sans, são desaconselhadas para documentos oficiais ou comunicados corporativos. Por outro lado, um designer não poderia criar uma arte para o Instagram sobre Inteligência Artificial e usar uma Garamond, pois isto destoa do tom futurístico que se pretende passar.

Qual é a sua nova fonte favorita? Antes de ir votar lá no perfil da Microsoft, não esqueça de deixar sua opinião no campo de comentários abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft