Publicidade

Excel web está repleto de novas opções de cores, estilos, formatação de células

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2021 às 13h40

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançou uma atualização para o Excel web que traz novos recursos como mais opções de cores para células, formatações e tabelas. O objetivo da empresa é tornar a experiência da versão online mais próxima de quem usa o app para desktop.

É possível usar cores personalizadas dentro das células: basta clicar em “Mais Cores” e escolher a desejada conforme os controles deslizantes. Antes, essa opção era restrita a tons pré-definidos pelo aplicativo, mas agora dá até para inserir os valores hexadecimais ou RGB desejados para usar uma cor específica. Veja:

Continua após a publicidade

Você também pode personalizar a aparência das células com as novas opções de estilo liberadas, que dão ao usuário a possibilidade de definir fontes, formatos de números, bordas de células e sombreamento. Após configurar o estilo desejado, eles podem ser replicados em quais células desejadas com apenas um clique, um grande adianto para quem trabalha com opções customizadas empresariais, por exemplo.

Separar células também ficou mais fácil, graças aos recursos de desenhar e apagar bordas ou inserir linhas de grade. Antes disso, era necessário selecionar uma a uma as células que se queria dividir.

Já em relação às tabelas, agora dá para selecionar novos designs e estilos. Elas podem ser renomeadas e adicionar rapidamente um campo para calcular o valor total da coluna ao final. Outra novidade permite transformar qualquer dado em uma tabela separada.

Continua após a publicidade

O clique com o botão direito do mouse agora abre um menu de acesso rápido com as configurações e formatações mais usadas. Essa nova “minibarra de ferramentas” deve agilizar o processo de edição, porque traz as principais opções de modo centralizado.

Excel online cada vez mais bombado

A desenvolvedora ainda pretende aprimorar a experiência de impressão das tabelas no Excel web. Quando estiver disponível, o recurso permitirá selecionar a área de impressão — planilha ativa, pasta de trabalho inteira ou apenas a seleção atual — e inserir ou excluir quebras de página.

Continua após a publicidade

Há menos de um mês, a empresa trouxe novas adições para o software online, como atalhos de teclado e possibilidade de checar versões anteriores. Parece que a Microsoft está empenhada em transformar a experiência web em algo muito próximo do aplicativo para Windows. O Excel é um dos carros-chefes do extinto "Pacote Office", agora chamado de Microsoft 365, a suíte de aplicações mais usada no mundo.

Fonte: Microsoft