Saiba como utilizar o Spotify

Por Anderson Nascimento

Na quarta-feira, 28 de maio, o Spotify anunciou sua chegada oficial ao Brasil, disponibilizando seu serviço de streaming de músicas para usuários Android, iOS, Windows e Mac. Juntamente com o Rdio e o Deezer, o Spotify quer mudar a maneira como as pessoas consomem música em todo o mundo, especialmente no Brasil, que possui o crônico problema da pirataria.

Com um layout atraente e organizado, o Spotify disponibiliza um acervo com mais de 30 milhões de músicas, de diversos gêneros e estilos, possibilitando a criação de playlists personalizadas e que podem ser compartilhadas com amigos e com outros usuários do serviço. Para melhorar ainda mais, a empresa não só disponibiliza o seu acervo para os usuários Premium, mas sim para os que querem ouvir sem pagar nada por isso. No entanto, a versão Premium fornece alguns recursos exclusivos para os assinantes.

Neste tutorial vamos ensinar passo-a-passo como utilizar os principais recursos disponíveis no Spotify, seja para usuários gratuitos ou assinantes.

Para começar é preciso fazer o download do software no PC ou Mac ou realizar a instalação do aplicativo nos dispositivos móveis. Feito isso, é necessário criar uma conta no serviço, fornecendo email, senha de acesso e algumas outras poucas informações básicas. O Spotify também permite que o login seja realizado por meio de uma conta no Facebook.

Por que ser assinante Premium?

As diferenças entre os recursos disponíveis para os assinantes Premium e os usuários gratuitos começam a aparecer logo no princípio. No computador, o programa publica alguns anúncios, com banners laterais ou horizontais para aqueles que optaram utilizar o software de maneira gratuita. Ainda, os usuários free se dispõem a ouvir entre uma sequência de músicas anúncios e propagandas, dentro de uma playlist personalizada ou não. Essas publicidades, que são ausentes no serviço Premium, também aparecem em forma de anúncios em áudio para os usuários dos aplicativos para iOS e Android. Além disso, para os dispositivos móveis que não utilizam uma conta Premium, só é possível ouvir músicas aleatoriamente, sem respeitar uma sequência desejada pelo usuário.

Para quem quiser fazer o upgrade basta clicar em "Fazer Upgrade" na parte superior direita da tela. Assim, basta escolher a opção de pagamento, preencher alguns dados e realizar a confirmação. O Spotify ainda está realizando as suas cobranças em dólar no valor de US$ 5,99, porém, em breve a modificação para a cobrança em reais deve acontecer para todos os assinantes.

Spotify 3

Recursos

No "Menu Principal" do programa, diversas opções são apresentadas, como a aba "Navegar", "Descobrir", "Rádio", Mensagens", "Lista de Reprodução", "Dispositivos", "Localizador" e outros. Na primeira opção, o usuário se depara com uma visão geral de playlists já programadas tanto pelo Spotify quanto pelos demais usuários do serviço. Ali, a pessoa pode escolher entre playlists de diversos gêneros, as músicas mais tocadas e os lançamentos. Um detalhe interessante fica por conta do grande número de playlists que estão organizadas dentro de cada gênero. Por exemplo, se o usuário optar pelo gênero Rock, uma grande lista com diversos subgêneros aparecerá, como Indie Brasileiro, Rock Português, Legendary e muitos outros.

A aba "Descobrir" é outra novidade bastante utilizada pelos assinantes e usuários. Essa seção sugere vários artistas, músicas e álbuns baseado no gosto do usuário. Uma peculiaridade nessa aba é que mesmo se a pessoa estiver ouvindo uma outra música e desejar ouvir uma sugestão, basta clicar no player escolhido e segurar para que a música comece a tocar. Para encerrar o experimento, basta soltar o mouse ou o dedo (no caso dos aplicativos móveis) para que a música que estava tocando anteriormente volte a ser ouvida.

A opção "Rádio", também presente nos rivais Rdio e Deezer, é ideal para quem quer ouvir músicas escolhidas aleatoriamente de um determinado gênero, cantor ou baseadas em uma playlist, seja ela criada pelo usuário ou não. Durante a reprodução das canções, a pessoa pode votar se gostou ou não da música. Assim, a rádio levará em conta o seu feedback para personalizar as próximas músicas de acordo com o gosto musical de quem está ouvindo. O "Rádio" ainda fornece ao usuário a possibilidade de se criar uma estação completamente personalizada baseada em artistas ou faixas escolhidas uma a uma.

Para se comunicar com amigos e compartilhar os gostos musicais, o Spotify dispõe de dois meios. O primeiro é a aba "Mensagens", disponível para que usuários possam trocar informações e textos com seus amigos que também utilizam o serviço. A outra possibilidade é o botão Compartilhar, acessível com o botão direito do mouse quando clicado em cima da música desejada. Dessa maneira, o usuário pode decidir compartilhar o que está ouvindo no Facebook, Twitter, Tumblr, ou ainda enviar a sugestão dentro do próprio Spotify.

Uma outra possibilidade bacana é o compartilhamento apenas de um trecho de uma música. Caso você queira enviar para o seu amigo um pedaço daquela sua canção favorita, clique com o botão direito na música e selecione a opção "Copiar URL do Spotify". Com a URL da música em "mãos", basta adicional o sinal # na frente do link com o ponto específico da música. A URL ficará assim: spotify:track:7pHM9ddF0OZhEI1FbkV53e#1:04 .

Na "Lista de Reprodução" é possível ver quais as músicas que serão tocadas na sequência. Em "Dispositivos", o Spotify adotou um mecanismo de integração bastante útil. Caso você tenha o aplicativo do streaming em seu smartphone ou tablet conectados com a mesma conta na mesma rede Wi-Fi, é possível controlar o volume e a música que será tocada no computador remotamente. Além disso, por meio dessa aba, é possível sincronizar faixas que estão em seu iPod utilizando um cabo USB.

O Spotify ainda aproveitou as parcerias com diversas mídias ligadas ao mundo da música para desenvolver aplicações a fim de fornecer mais possibilidades para os usuários. Em "Localizador" é possível escolher aplicativos que irão interagir com o acervo de milhões de músicas do Spotify. Você pode optar pelo aplicativo da Rolling Stone e ouvir as playlists desenvolvidas pelo próprio pessoal da revista, ou ainda pelo aplicativo da Billboard e escutar os top charts da música mundial. Outra grande aplicação é o Lazyfy, que cria uma lista de reprodução automática com base em apenas uma música que pode ser arrastada para dentro do ícone do aplicativo. Assim, após o Lazyfy vasculhar pelo acervo, ele apresentará uma playlist relacionada com a música que você escolheu.

Para organizar todas as músicas favoritas dos usuários, a empresa sueca disponibilizou na seção "Suas Músicas" uma divisão em Artistas, Álbuns, Músicas e Arquivos Locais. Nas três primeiras é possível encontrar a música que você marcou como salva de uma maneira muito mais prática e rápida. Já em Arquivos Locais, o usuário tem acesso às músicas que estão no seu HD. Essa última opção está disponível apenas no PC e no Mac.

Criar Playlists

Criar uma playlist no Spotify é uma tarefa bem simples. Na barra de navegação à esquerda, basta clicar em "Nova Playlist" (conforme a imagem abaixo) e renomeá-la da maneira que você desejar.

Spotify

Além disso, você pode criar uma playlist diretamente da música que você deseja inserir. Para isso basta clicar com o botão direito em cima da música, escolher "Adicionar a" e depois "Nova Playlist" (de acordo com a imagem abaixo).

Spotify 1

Ouvir músicas offline

Os assinantes Premium contam com um outro recurso que dispensa a conexão com a internet para ouvir as faixas. Para fazer isso, apenas clique ou toque na opção "Disponível offline" (imagem abaixo), para que as músicas comecem a ser baixadas rapidamente.

Spotify 2

O que o Spotify ainda precisa melhorar?

Um dos grandes problemas, não somente do Spotify, mas dos seus concorrentes, é a disponibilização rápida de novas músicas. Por muitas vezes não é possível encontrar uma música atual, com relativo sucesso e tocada em várias rádios no acervo do serviço. Isso com certeza minimiza a qualidade do acervo com mais de 30 milhões de canções, já que a maioria procura por um catálogo muito bem atualizado. Também, caso você goste de um cantor ou uma banda não tão populares, poderá se desapontar em ver que nem todos os seus sucessos estarão disponíveis no acervo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.