99 prepara pontuação de direção com segurança para evitar acidentes de moto
Por Bruno De Blasi |

A 99 vai reforçar as ferramentas de segurança do 99Moto no Rio de Janeiro (RJ) em breve. A companhia antecipou nesta terça-feira (17) um recurso para os condutores parceiros acompanharem se fizeram curvas abruptas, paradas bruscas e afins em viagens recentes através de um sistema de pontuação de direção com segurança.
- 5 carros excelentes para fazer Uber e 99 em 2025
- Com entrega grátis e cupom, 99Food chega a SP para competir com o iFood
Os detalhes foram antecipados em uma conferências nesta quarta-feira (17), na capital fluminense, acompanhada pelo Canaltech.
Com o score, a 99 busca garantir viagens com mais segurança. No painel, o motociclista receberá alertas de ocorrências que merecem atenção nas últimas corridas, através de telemetria. Os dados serão obtidos através de sensores do celular, incluindo o GPS, para indicar a inclinação, velocidade e outros detalhes.
O relatório, cabe ressaltar, será oferecido no app da companhia para parceiros, e não para os passageiros.
“Hoje, as ações que tomamos é muito mais via relatos de usuários em termos de denúncia de quem teve um comportamento de direção perigosa e, se vemos a incidência disso, efetuamos o bloqueio”, disse o diretor de negócios da 99, Leandro Abecassis. “Com o lançamento dessa funcionalidade, o motociclista terá visibilidade do score dele. Então, ele vai ter uma relação de comunicação transparente.”
A novidade chega para expandir as soluções da empresa com foco em evitar acidentes de moto em viagens do 99Moto. Entre as ações, além de recursos como alertas de velocidade e o botão de emergência, a empresa ainda oferece conteúdos educativos tanto para condutores quanto para passageiros.
O recurso, no entanto, ainda está em fase de testes, e não há uma data de lançamento definida. Contudo, a expectativa é que a estreia ocorra ainda neste ano, a começar pelo Rio de Janeiro (RJ).
Outras cidades devem receber o score de direção no futuro.
Índice de sinistros
A 99 também revelou o estudo “Segurança Viária e o Motoapp: Análise da 99Moto no contexto dos Sistemas Seguros de Mobilidade”, feito pelo Instituto Cordial.
Segundo o levantamento, o índice de acidentes da 99Moto é aproximadamente 12 vezes menor que a média geral de viagens de moto no Rio de Janeiro (RJ).
A análise mostra que, no 99Moto, houve três sinistros graves (incidentes que resultaram em internações hospitalares) e fatais (casos que resultaram em óbito) a cada 100 motociclistas. Já o indicador geral da cidade, considerando usos além do serviço de motoapp, é de 38 acidentes da mesma proporção.
Os resultados vêm da comparação de dados do Datasus e da 99.
Ao comparar o período de atuação da plataforma, que chegou ao Rio de Janeiro em fevereiro de 2023, o número de óbitos fatais caiu de uma média de 5 a 15 por mês para menos de três incidentes. Segundo o diretor de operações do Instituto Cordial, Luis Fernando Villaça Meyer, há usos diferentes da motocicleta, e é preciso analisar cada um deles.
O diretor observa com base no levantamento que, apesar de ficarem mais expostos por passar mais tempo nas ruas, os condutores profissionais tendem a adotar mais cuidados de segurança do que os usuários ocasionais. Entre eles, o uso consistente de equipamentos de proteção e o comportamento mais defensivo.
"O sentimento de profissionalismo do motociclista profissional tende a fazer com que ele tenha um comportamento de segurança melhor e use mais equipamentos de segurança", pontua.
Ainda segundo o levantamento, mais da metade dos sinistros envolvem usuários de baixa e média frequência, considerados como “passageiros ocasionais”.
Mais motos nas ruas
O número de motocicletas cresceu mais de 600% entre 2001 e 2023 em todo o Brasil. Só no Rio de Janeiro, de 2018 a 2023, houve um aumento de 26% na frota de motos.
Por outro lado, de acordo com o presidente da CET-Rio, Luiz Eduardo, a quantidade de viagens geradas por apps no Rio de Janeiro (RJ), seja para mobilidade ou entregas, é muito maior que o uso pessoal, especialmente no após a pandemia.
Diante desse cenário e dos desafios impostos, a Prefeitura do Rio de Janeiro fez acordos de cooperação técnica com plataformas como a 99 e iFood para ter acesso a mais dados a fim de aprimorar e construir novas políticas públicas de segurança viária na cidade.
Confira outras matérias do Canaltech:
- 99 lista cinco dicas de segurança para motoristas de aplicativo
- Uber ou 99: saiba qual oferece mais vantagens para você
- Uber: quais peças sofrem mais desgaste em carros de aplicativo?
VÍDEO: Android 16, VALE A PENA atualizar seu celular?