Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99 lista cinco dicas de segurança para motoristas de aplicativo

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Setembro de 2022 às 22h20

Link copiado!

Divulgação/99
Divulgação/99
Tudo sobre 99 

Motoristas de aplicativo são muito vulneráveis à violência urbana no Brasil. Embora não exista um levantamento a nível nacional sobre os crimes cometidos contra esses profissionais, entidades que representam a categoria nos estados têm divulgado levantamentos que mostram que a violência contra a vida e patrimônio dos motoristas cresce ano após ano.

Em São Paulo, o número de assassinatos de motoristas de aplicativos cresceu 250% no primeiro trimestre de 2022, no comparativo com o mesmo período de 2021. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), existem mais de 1,5 milhão de trabalhadores por apps, sendo mais de 960 mil motoristas da Uber, 99 e InDriver.

Em um cenário em que esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos, pessoas que já atuam como motoristas por aplicativo e quem se interessa em começar a trabalhar com essas empresas no futuro, precisam conhecer alguns princípios básicos de segurança. Por isso, a 99 separou algumas dicas indispensáveis para quem faz a companhia funcionar.

Continua após a publicidade

Confira quais são as principais ferramentas de segurança da 99

A 99 disponibiliza para seus motoristas as principais informações de seus passageiros antes que ele aceite uma corrida. Entre os dados estão a verificação do perfil, frequência de uso do app, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco. Além disso, antes de uma primeira corrida é necessário inserir CPF e um número de cartão de crédito válidos.

A empresa também conta com um sistema que usa inteligência artificial e solicita selfies de passageiros quando uma corrida é considerada suspeita. Esse mesmo sistema pede fotos randomicamente, a fim de garantir que aquela conta não vem sendo utilizada por bandidos como um laranja e que o rosto que aparece ali é de uma pessoa real.

App permite gravação de áudio e vídeo

Continua após a publicidade

Os motoristas também podem acionar o recurso de gravação de áudio, que fica disponível no ícone de escudo na cor azul na página inicial do app. A ferramenta facilita a denúncia de passageiros com comportamentos inadequados. Vale ressaltar que nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é acionada.

Além do áudio, a 99 também permite a gravação de vídeos durante as corridas, por meio de câmeras instaladas nos carros de alguns parceiros. O dispositivo fica próximo ao retrovisor central e tem um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do veículo, que o motorista pode apertar quando precisar, acionando a Central de Segurança da empresa.

Todas as corridas podem ser compartilhadas com contatos de segurança cadastrados no app, através do menu Central de Segurança. Além disso, todas as viagens são monitoradas em tempo real via GPS, com protocolos que podem ser acionados a qualquer momento caso aconteça algo fora do esperado no trajeto.

Se, por exemplo, o trajeto tiver um tempo muito acima do previsto, sem que o tráfego esteja ruim, é realizado um contato com motorista e passageiro, sendo acionada a Central de Segurança, que ativa a Patrulha 99, uma equipe de especialistas em motocicletas ou carros, que são treinados para prestar apoio presencial.