8 dicas para usar o Telegram no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 08 de Junho de 2021 às 19h50
Rubens Eishima/Canaltech

O Telegram tem ganhado cada vez mais popularidade entre os usuários devidos aos recursos que o aplicativo oferece. Além de ser uma excelente alternativa ao WhatsApp, com as principais funções como envio de mensagens instantâneas e conversas em grupo, o mensageiro também é capaz de entregar diversos recursos bastante úteis.

A princípio, o Telegram é um mensageiro instantâneo baseado em nuvem, ou seja, dispensa a necessidade de realizar backup para salvar dados se você apagá-lo do smartphone. Além disso, ele também pode ser utilizado em vários dispositivos de forma independente, sem precisar se conectar ao aplicativo da mesma forma que o WhatsApp Web, e conta com mais recursos de privacidade.

Se você já utiliza o Telegram no iPhone e pretende torná-lo sua principal alternativa ao WhatsApp, reunimos aqui cinco dicas que vão te convencer a adotar o mensageiro na rotina do dia-a-dia.

Dicas para Telegram no iPhone

1. Compartilhe um link, não seu número

A facilidade de utilizar o número pessoal como meio de interagir com outras pessoas também oferece riscos, um deles é a privacidade. Afinal, com o número exposto podemos ser alvos de publicidade intrusiva, ligações ou mensagens inconvenientes. Para resolver isso, o Telegram possibilita a criação de um link personalizado. Para entrar em contato com você, basta alguém acessar o link pelo navegador e te encontrar rapidamente no mensageiro. O processo é simples e garante o sigilo do seu número.

Para criar um link no Telegram e compartilhar com outras pessoas, no Telegram, basta ir em "Configurações" > "Editar" > "Nome de Usuário". Escolha o nome que você deseja e copie o link que aparece em azul abaixo do texto explicativo. Depois, envie para pessoas que desejam iniciar um chat com você

Compartilhe seu link do Telegram ao invés do número pessoal - Captura de tela: THiaog Furquim (Canaltech)

2. Crie pastas para chats

Com o tempo de uso dos mensageiros, é natural criarmos um grupo para diversas finalidades, seja um sobre futebol, trabalho, amigos da faculdade, entre outros. O problema é que o acúmulo de chats com pessoas, grupos e canais pode criar uma bagunça de informações, tirar o foco do que precisa e demais inconvenientes. Pensando nisso, o Telegram criou o recurso de organização de chats por pastas. Em outras palavras, você pode organizar suas conversas e canais em temas específicos e, posteriormente, recorrer a eles rapidamente.

Organize seus chats no Telegram indo em "Configurações" > "Pastas de Chat" > "Criar Nova Pasta". Nessa seção, insira o nome que você deseja para a pasta, inclua conversas com pessoas, grupos e/ou canais e, por fim, chats que você não deseja receber notificações.

Organize os chats do Telegram em pastas - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Use um chat secreto

O Telegram garante o sigilo das suas conversas por criptografia ponta-a-ponta por meio do recurso de chat secreto. Por ele, o mensageiro garante que nenhuma informação é registrada em seus servidores, as únicas pessoas que podem acessá-los são você e a outra pessoa do chat. Você também pode dar um prazo temporário para mensagens que enviar na conversa habilitando o recurso de autodestruição.

Para abrir um chat secreto, abra uma conversa, vá em "Editar" > "Três pontos" > "Iniciar em Chat Secreto" > "Iniciar". Ative a opção de autodestruição tocando no ícone de cronômetro, na caixa de mensagem. O tempo de destruição da mensagem começará a contar no momento que for visualizada pelo destinatário.

Use o botão de cronômetro para configurar uma autodestruição de mensagem - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

4. Aproveite os recursos dos bots

Os bots são um dos recursos de maior destaque do Telegram. Você pode realizar diversas tarefas que podem ser muito úteis para o dia-a-dia, como criar e-mails falsos - para se livrar de spam -, consultar significado de palavras rapidamente, conversar em inglês, buscar gifs, jogar em multiplayer, entre outras possibilidades. Para as funções mais simples, basta digitar "@" (sem aspas) com uma ação que desejar, por exemplo, @vid (para buscar vídeos), @gif (consultar gifs) ou @wiki (acessar rapidamente informações).

No Canaltech, fizemos um artigo com 10 bots para Telegram para você usar imediatamente.

Use e-mails falsos e outros recursos dos bots para aprimiorar sua experiência no Telegram - Captura de tela: THiago Furquim (Canaltech)

5. Edite mensagens

Se você enviou uma mensagem e percebeu um erro grotesco de digitação, ou gostaria de ter usado outras palavras para se expressar melhor, não precisa apagá-lo e digitar todo o texto novamente. O Telegram oferece recurso para você editar suas mensagens rapidamente e avisa para outros usuários quando ela foi modificada.

Para isso, basta pressionar com o toque em cima da mensagem que deseja reescrever, tocar em "Editar", fazer as correções e, por fim, enviar novamente.

Edite mensagens enviadas facilmente no Telegram- Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

6. Adicione um chat de conversa a um canal

É muito comum criar canais no Telegram como meio de divulgação de serviços e recursos para usuários que são convidados por link ou se interessam pelo tema e acham o canal pela busca. Embora seja o objetivo que apenas o administrador envie mensagens, pode ser que você queira manter uma interação maior com os usuários e permitir que eles comentem de uma forma organizada.

O Telegram integrou um recurso nativo para inserir comentários nos canais em cada mensagem enviada pelo administrador, antes apenas era possível fazer por um bot. Se você tem interesse em ativá-lo, abra seu canal (é obrigatório ser administrador), toque na aba superior onde está o nome, vá em "Editar" > "Conversas" > "Criar Grupo". Por fim, escolha o nome e toque em "Criar" ou escolha um grupo que você já criou antes. Pronto, agora o Telegram abrirá uma caixa de comentários automaticamente no seu canal.

Crie um grupo ou escolha um criado por você para vincular as conversas do canal - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

7. Armazene arquivos em nuvem

Essa dica é bastante simples e útil para quem precisa armazenar arquivos do iPhone, fazer um backup simples e/ou compartilhar arquivos entre o smartphone e o computador. O Telegram disponibiliza ao usuário um chat chamado "Mensagens Salvas", e você pode se sentir livre para salvar recados, textos, arquivos de mídia e outros.

É permitido enviar até 2 GB por aquivo no Telegram e não há limite de espaço. Se você quiser organizar melhor seus envios de arquivo, basta criar canais particulares e organizá-los em pasta. Muito prático, não é mesmo?

Utilize a área de "Mensagens Salvas" para usar como drive no Telegram - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

8. Bloqueie o app por senha e biometria

Por fim, caso você queira manter todas as informações seguras e garantir o acesso somente seu, ou com sua autorização, basta bloquear o aplicativo com senha e biometria. Para isso, vá em "Configurações" > "Privacidade e Segurança" > "Senha e Face ID/ Touch ID" > "Ativar Senha". Depois, toque na opção "Desbloquear com Face ID/Touch ID" para usar sua biometria.

Coloque uma senha de bloqueio e biométrico para proteger sua privacidade - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou das dicas? Deixe seu comentário se você conhece outras dicas para utilizar o Telegram no iPhone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.