WhatsApp começa a liberar recurso que facilita a busca por figurinhas no app

WhatsApp começa a liberar recurso que facilita a busca por figurinhas no app

Por Bruno Bertonzin | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2021 às 09h51
Imagem: twenty20photos/Envato Elements

O WhatsApp começou a implementar uma novidade que promete facilitar bastante as conversas dos usuários que utilizam figurinhas no mensageiro. A partir de agora, quem está na versão Beta do app para Android começa a receber uma atualização com o recurso de atalho para a busca de stickers, algo semelhante ao que acontece no Telegram.

Essa novidade, na verdade, já começou a ser testada internamente há alguns meses e foi comentada pelo Canaltech. Com ela, ao digitar uma palavra no WhatsApp, um símbolo destacado ao lado do texto leva a uma tela com sugestões de adesivos relacionados.

É importante lembrar que o mensageiro já possui, há um certo tempo, uma ferramenta que permite buscar algumas figurinhas com base em palavras-chave. Agora, porém, essa procura será ainda mais simples, já que o usuário não precisa clicar no ícone de emoji e depois no sinal da lupa na parte inferior da tela.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Digitar emoji ou palavra vai gerar um atalho inteligente para stickers relacionados a eles (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Além de buscar os stickers salvos com base no começo do texto digitado, o WhatsApp também irá identificar emojis inseridos. Dessa forma, caso o usuário insira um coração, por exemplo, será possível ver as figurinhas relacionadas a ele.

A princípio, esse recurso só possui compatibilidade garantida com os adesivos disponibilizados oficialmente pelo WhatsApp. No entanto, alguns aplicativos de terceiros — que permitem a customização de stickers — já possuem suporte para a novidade e possibilitam que o criador adicione até 3 emojis relacionados a uma figurinha, para facilitar sua busca no mensageiro, mais uma novidade emprestada do mensageiro rival de origem russa.

É válido frisar que essa novidade começou a ser liberada de forma gradativa para os usuários cadastrados no programa Beta do aplicativo. Até o momento, não há previsão de quando essa função chegará para os usuários “comuns” do WhatsApp.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.