Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

8 dicas para usar o Telegram no iPhone

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Telegram

O Telegram tem ganhado cada vez mais popularidade entre os usuários devidos aos recursos que o aplicativo oferece. Além de ser uma excelente alternativa ao WhatsApp, com as principais funções como envio de mensagens instantâneas e conversas em grupo, o mensageiro também é capaz de entregar diversos recursos bastante úteis.

A princípio, o Telegram é um mensageiro instantâneo baseado em nuvem, ou seja, dispensa a necessidade de realizar backup para salvar dados se você apagá-lo do smartphone. Além disso, ele também pode ser utilizado em vários dispositivos de forma independente, sem precisar se conectar ao aplicativo da mesma forma que o WhatsApp Web, e conta com mais recursos de privacidade.

Se você já utiliza o Telegram no iPhone e pretende torná-lo sua principal alternativa ao WhatsApp, reunimos aqui cinco dicas que vão te convencer a adotar o mensageiro na rotina do dia-a-dia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dicas para Telegram no iPhone

1. Compartilhe um link, não seu número

A facilidade de utilizar o número pessoal como meio de interagir com outras pessoas também oferece riscos, um deles é a privacidade. Afinal, com o número exposto podemos ser alvos de publicidade intrusiva, ligações ou mensagens inconvenientes. Para resolver isso, o Telegram possibilita a criação de um link personalizado. Para entrar em contato com você, basta alguém acessar o link pelo navegador e te encontrar rapidamente no mensageiro. O processo é simples e garante o sigilo do seu número.

Para criar um link no Telegram e compartilhar com outras pessoas, no Telegram, basta ir em "Configurações" > "Editar" > "Nome de Usuário". Escolha o nome que você deseja e copie o link que aparece em azul abaixo do texto explicativo. Depois, envie para pessoas que desejam iniciar um chat com você

2. Crie pastas para chats

Com o tempo de uso dos mensageiros, é natural criarmos um grupo para diversas finalidades, seja um sobre futebol, trabalho, amigos da faculdade, entre outros. O problema é que o acúmulo de chats com pessoas, grupos e canais pode criar uma bagunça de informações, tirar o foco do que precisa e demais inconvenientes. Pensando nisso, o Telegram criou o recurso de organização de chats por pastas. Em outras palavras, você pode organizar suas conversas e canais em temas específicos e, posteriormente, recorrer a eles rapidamente.

Organize seus chats no Telegram indo em "Configurações" > "Pastas de Chat" > "Criar Nova Pasta". Nessa seção, insira o nome que você deseja para a pasta, inclua conversas com pessoas, grupos e/ou canais e, por fim, chats que você não deseja receber notificações.

Continua após a publicidade

3. Use um chat secreto

O Telegram garante o sigilo das suas conversas por criptografia ponta-a-ponta por meio do recurso de chat secreto. Por ele, o mensageiro garante que nenhuma informação é registrada em seus servidores, as únicas pessoas que podem acessá-los são você e a outra pessoa do chat. Você também pode dar um prazo temporário para mensagens que enviar na conversa habilitando o recurso de autodestruição.

Para abrir um chat secreto, abra uma conversa, vá em "Editar" > "Três pontos" > "Iniciar em Chat Secreto" > "Iniciar". Ative a opção de autodestruição tocando no ícone de cronômetro, na caixa de mensagem. O tempo de destruição da mensagem começará a contar no momento que for visualizada pelo destinatário.

Continua após a publicidade

4. Aproveite os recursos dos bots

Os bots são um dos recursos de maior destaque do Telegram. Você pode realizar diversas tarefas que podem ser muito úteis para o dia-a-dia, como criar e-mails falsos - para se livrar de spam -, consultar significado de palavras rapidamente, conversar em inglês, buscar gifs, jogar em multiplayer, entre outras possibilidades. Para as funções mais simples, basta digitar "@" (sem aspas) com uma ação que desejar, por exemplo, @vid (para buscar vídeos), @gif (consultar gifs) ou @wiki (acessar rapidamente informações).

No Canaltech, fizemos um artigo com 10 bots para Telegram para você usar imediatamente.

Continua após a publicidade

5. Edite mensagens

Se você enviou uma mensagem e percebeu um erro grotesco de digitação, ou gostaria de ter usado outras palavras para se expressar melhor, não precisa apagá-lo e digitar todo o texto novamente. O Telegram oferece recurso para você editar suas mensagens rapidamente e avisa para outros usuários quando ela foi modificada.

Para isso, basta pressionar com o toque em cima da mensagem que deseja reescrever, tocar em "Editar", fazer as correções e, por fim, enviar novamente.

Continua após a publicidade

6. Adicione um chat de conversa a um canal

É muito comum criar canais no Telegram como meio de divulgação de serviços e recursos para usuários que são convidados por link ou se interessam pelo tema e acham o canal pela busca. Embora seja o objetivo que apenas o administrador envie mensagens, pode ser que você queira manter uma interação maior com os usuários e permitir que eles comentem de uma forma organizada.

O Telegram integrou um recurso nativo para inserir comentários nos canais em cada mensagem enviada pelo administrador, antes apenas era possível fazer por um bot. Se você tem interesse em ativá-lo, abra seu canal (é obrigatório ser administrador), toque na aba superior onde está o nome, vá em "Editar" > "Conversas" > "Criar Grupo". Por fim, escolha o nome e toque em "Criar" ou escolha um grupo que você já criou antes. Pronto, agora o Telegram abrirá uma caixa de comentários automaticamente no seu canal.

Continua após a publicidade

7. Armazene arquivos em nuvem

Essa dica é bastante simples e útil para quem precisa armazenar arquivos do iPhone, fazer um backup simples e/ou compartilhar arquivos entre o smartphone e o computador. O Telegram disponibiliza ao usuário um chat chamado "Mensagens Salvas", e você pode se sentir livre para salvar recados, textos, arquivos de mídia e outros.

É permitido enviar até 2 GB por aquivo no Telegram e não há limite de espaço. Se você quiser organizar melhor seus envios de arquivo, basta criar canais particulares e organizá-los em pasta. Muito prático, não é mesmo?

Continua após a publicidade

8. Bloqueie o app por senha e biometria

Por fim, caso você queira manter todas as informações seguras e garantir o acesso somente seu, ou com sua autorização, basta bloquear o aplicativo com senha e biometria. Para isso, vá em "Configurações" > "Privacidade e Segurança" > "Senha e Face ID/ Touch ID" > "Ativar Senha". Depois, toque na opção "Desbloquear com Face ID/Touch ID" para usar sua biometria.

Continua após a publicidade

Gostou das dicas? Deixe seu comentário se você conhece outras dicas para utilizar o Telegram no iPhone.