6 recursos que existem no Google Pixel mas não estão em outros celulares Android
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Os celulares da linha Google Pixel trazem uma interface padrão para o Android, o que em muitas vezes leva a chamá-los de "Android puro". Por conta disso, alguns recursos são exclusivos dos modelos e não aparecem em outros aparelhos com o sistema do Google.
- Como é usar um Google Pixel pela primeira vez? Conheça o "Android que não trava"
- Quais celulares e tablets devem atualizar para o Android 16?
A linha Pixel não é vendida no Brasil, mas o Canaltech traz algumas ferramentas que só podem ser acessadas por lá. Confira:
5 recursos exclusivos dos celulares Google Pixel
A lista inclui:
- IA para tirar dúvidas na Play Store
- Modos diferentes na câmera
- Mais opções de papel de parede
- Pixel Screenshots (do 9 em diante)
- Recursos de IA
- Material 3 Expressive por toda parte
IA para tirar dúvidas na Play Store
Ao acessar a Play Store em um celular Pixel em inglês, é possível tirar dúvidas sobre apps com a IA do Google. A página de cada software mostra uma série de perguntas relacionadas para tomar a melhor decisão antes de baixar ou atualizar.
Modos diferentes na câmera
A Pixel Camera é conhecida como um dos principais aplicativos de câmera do Android pela quantidade de funções disponíveis. Um destaque é o modo de astrofotografia, no qual é possível tirar fotos de alta qualidade do céu e das estrelas com timelapse.
A câmera ainda conta com um recurso de longa exposição e permite salvar sequências de imagens, como acontece nas Live Photos do iPhone.
Mais opções de papel de parede
O Android na linha Pixel traz opções diferentes para personalizar o papel de parede, incluindo um modo para criar imagens de fundo com IA. Além disso, é possível criar telas de bloqueio dinâmicas com fotos da galeria e até montar uma imagem estampada com seus emojis favoritos.
Pixel Screenshots
Alguns celulares mais novos contam com o app Pixel Screenshots, uma plataforma para concentrar e facilitar o acesso aos prints de tela. A ferramenta permite criar coleções e organizar as capturas em diferentes categorias, separando o trabalho da galeria do Fotos.
Recursos de IA
Os celulares ainda possuem com ferramentas próprias de IA generativa que seguem um caminho parecido com o Galaxy AI, da Samsung. É possível editar fotos rapidamente para remover objetos, traduzir em tempo real e até transcrever áudios gravados.
Material 3 Expressive por toda parte
O visual Material 3 Expressive é um dos grandes destaques do Android 16 e já aparece em alguns aplicativos do Google. No entanto, como o Pixel não tem nenhuma interface adicional, toda a experiência no celular já possui o novo design.
Além de conferir todas as novas formas em ação, o Android deixa personalizar o sistema com diferentes paletas de cores.
Leia também:
- Material 3 Expressive: como o Android mudou nos últimos dez anos?
- Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
- Por que Android e iOS ganham novas versões todos os anos?
VÍDEO: Google Pixel 9 Pro XL: Será que vale a pena importar?