4 dicas para aumentar sua nota no Uber, segundo o CEO da empresa
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, compartilhou quatro conselhos para os passageiros interessados em aumentar sua nota na plataforma. As dicas não envolvem pagar gorjetas e podem aumentar a satisfação do motorista, elevando a quantidade de estrelas recebidas no app.
- Loggi lança alternativa aos Correios para envio de encomendas
- 99 e Uber ficam mais caros quando a bateria do celular está acabando?
As informações foram reveladas em uma entrevista para a rede de televisão CNBC, dos Estados Unidos, na manhã da última terça-feira (2). A fala veio quando Khosrowshahi comentava o sistema de avaliação do usuário e a relação com o envio de gorjetas.
Dicas do CEO da Uber para melhorar a avaliação
Basicamente, as quatro dicas indicadas pelo CEO do Uber durante a entrevista envolve ser uma “boa pessoa”, ou seja, adotar regras de conduta adequada esperada de um passageiro:
- Ser educado e gentil;
- Não bater a porta do carro;
- Chegar ao ponto de embarque no horário;
- Recompensar o motorista que fizer bom trabalho.
Para chegar às conclusões, o executivo teria se disfarçado de motorista da Uber, em setembro do ano passado, para entender os problemas enfrentados pelos trabalhadores. Ele garante ter feito mais de 100 viagens e entregas na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e ficou surpreso com várias descobertas.
O CEO afirma ter ficado impressionado com o comportamento rude de alguns clientes. Além da falta de educação, as pessoas discutiam seus problemas pessoais como se ele não estivesse no carro, eram grosseiras ao responder seus questionamentos ou reclamavam de entregas sem dar gorjeta.
Durante a entrevista, disse ter sido avaliado como um motorista cinco estrelas e ter recebido boas gorjetas, apesar dos desafios. Khosrowshahi afirmou que a maior complexidade é definir quais viagens fazer e quais podem não ser lucrativas. "Na verdade, é incrível como você precisa ser sofisticado para otimizar seu próprio poder de ganho", concluiu.
Gorjetas influenciam na avaliação?
Curiosamente, para o CEO, o ato de dar gorjetas não costuma ajudar na sua avaliação feita pelo motorista. Khosrowshahi até brincou que as pessoas deveriam dar mais gorjetas aos motoristas, mesmo que isso não afete a nota.
"O motorista avaliará você antes de saber se você deu gorjeta ou não, porque queríamos criar um mercado justo. Realmente, a classificação é sobre você, não é sobre quanto você paga", explicou.
Uber no Brasil
No final de março, as empresas Uber e 99 foram notificadas pelo Procon-SP ao elevar o preço durante a greve do metrô. O órgão queria entender se houve alguma alteração nos “critérios de formação da chamada tarifa dinâmica" naquele dia, o que poderia se enquadrar como abuso.
Também na mesma época, a prefeitura de São Paulo lançou o Mobizap, uma solução própria alternativa que promete ser mais justa do que os rivais. A premissa é repassar 89% do valor arrecadado nas corridas para os motoristas cadastrados.
Fonte: CNBC