Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os aplicativos de Android mais baixados em 2021

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Dezembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A empresa de desenvolvimento de software e análise de mercado EmizenTech divulgou uma listagem dos aplicativos mais baixados no Android em 2021. Os destaques ficam por conta das redes sociais, mensageiros e serviços de streaming de vídeo, que ocupam as primeiras colocações no ranking.

O levantamento geral reuniu estatísticas dos apps mais baixados por país, categoria, sistema operacional e outras temáticas importantes para compreender a indústria de softwares. No caso da Google Play Store (Android), foram somados os downloads em todas as localidades, exceto da China, onde as empresas locais não divulgam os dados.

Os aplicativos de Android mais baixados de 2021

Continua após a publicidade
  1. WhatsApp (mais de 5 bilhões de downloads)
  2. Facebook Messenger (mais de 5 bilhões de downloads)
  3. TikTok (mais de 1 bilhão de downloads)
  4. Instagram (mais de 1 bilhão de downloads)
  5. Snapchat (mais de 1 bilhão de downloads)
  6. Netflix (mais de 1 bilhão de downloads)
  7. Google Pay (mais de 500 milhões de downloads)
  8. Tubi (mais de 100 milhões de downloads)
  9. Cash App (mais de 50 milhões de downloads)
  10. Crypto.com (mais de 1 milhão de downloads)

Segundo a EmizenTech, o Crypto.com é uma das surpresas da listagem, pois o site possibilita o depósito, saque e movimentação financeira de criptomoedas via cartão de crédito. O site tem suporte a várias moedas fiduciárias, inclusive do Real (BRL), não cobra taxas de manutenção e está com avaliação de 4 estrelas na Play Store.

Outro destaque é o Tubi, um jovem serviço de publicidade de vídeo sob demanda, que pode alcançar até US$ 1 bilhão em receita até 2023, conforme as projeções do site. O serviço tem milhares de horas de conteúdos (filmes e séries) da Warner Bros, Paramount, Lionsgate e MGM — tudo gratuito e legalizado.

Continua após a publicidade

Como a pesquisa foi feita

Vale ressaltar que a companhia responsável pela pesquisa alega ter extraído os dados de "fontes confiáveis", mas não revela quais são. Também não há informações precisas sobre a quantidade exata de downloads em cada plataforma.

Os dados chamam a atenção pela ausência de alguns apps importantes que geralmente aparecem no topo dessas listas, como YouTube, Facebook, Amazon, Gmail e Telegram. Normalmente, os apps do Google costumam ter elevada quantidade de downloads no Android, porque os serviços integrados ao sistema operacional incentivam o uso.

Mesmo assim, o ranking dá um panorama interessante dos protagonistas de vários segmentos, com apps em destaque e setores que cresceram em 2021, como as criptomoedas e os pagamentos digitais.