Veja como ter as novidades do Android 6.0 sem atualizar seu smartphone

Por Joyce Macedo
photo_camera Divulgação

No início deste mês, o Google começou a liberar o Android 6.0 Marshmallow para alguns dispositivos Nexus. Os gadgets da linha que contarão com suporte para o novo sistema operacional móvel são: Nexus 5, Nexus 6, Nexus 7 (2013), Nexus 9 e Nexus Player; além dos recém anunciados Nexus 5X e Nexus 6P, que virão com a plataforma instalada de fábrica.

Já os donos dos demais modelos de smartphones disponíveis no mercado deverão esperar um pouco mais até receber a novidade. Algumas empresas, como LG, Motorola e Sony, já começaram a alertar seus clientes sobre a possível data de chegada da nova versão do Android em seus aparelhos.

Como já é de praxe, a mais recente grande atualização do Android trouxe alguns novos recursos. Apesar de não trazer mudanças tão expressivas quanto as versões anteriores, usuários de diferentes dispositivos já podem usufruir das novidades sem precisar apelar para o root ou esperar até a liberação do fabricante.

Se você faz parte da turma que não quer esperar, veja como obter alguns dos principais recursos do Android 6.0 Marshmallow no seu smartphone agora mesmo com o auxílio de aplicativos e alguns truques.

1. Transfira dados de um smartphone antigo para um novo sem a necessidade de root

O Android 6.0 Marshmallow trouxe um recurso muito desejado: a capacidade de fazer backup de um aplicativo com todos os seus dados e, em seguida, restaurá-lo em um novo dispositivo, sem a necessidade do temido acesso root. Porém, nem todos os aplicativos são compatíveis com a novidade. Isso porque os desenvolvedores precisam adequar suas criações para a API 23 do SDK, que equivale ao Android 6.0.

A novidade parece incrível, mas a verdade é que ela não é tão nova assim no mundo mobile. Uma boa dica para não perder o seu progresso nos jogos, entre outras coisas, quando trocar de celular é usar um aplicativo chamado Helium. Trata-se de um app gratuito que permite realizar backups completos dos dados de seus aplicativos.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo desktop parceiro do Helium, chamado Carbon, no seu computador Windows, Mac ou Linux, e contar com a ajuda de um cabo USB. Conecte o smartphone ao computador, abra o aplicativo do Helium no Android e voilà.

Backup Android Helium Selecionar apps

O Helium é capaz de realizar o backup da maioria dos aplicativos, mas ele irá notificá-lo sobre quais ele não consegue salvar. Outra dica interessante é realizar o backup da APK, uma vez que isso tornará mais fácil a restauração de alguns aplicativos incompatíveis com novas versões do sistema.

Quando você estiver pronto para instalar tudo isso no seu novo smartphone, basta conectá-lo ao PC, baixar o aplicativo no novo gadget e restaurar os antigos apps. O Helium também permite que você faça o backup na nuvem e em dispositivos de armazenamento externo.

Veja aqui o passo a passo de como transferir dados de um smartphone Android antigo para um novo usando o Helium.

2. Gerencie permissões de aplicativos individualmente

Finalmente, o Google adicionou a capacidade de controlar permissões de aplicativos individualmente no Android. Isso significa que, se um aplicativo pede permissão para ler suas mensagens de texto e acessar seus dados de GPS, você pode optar por conceder acesso à localização, mas não às suas mensagens. Controlar individualmente as permissões concedidas aos aplicativos ajuda a evitar riscos à segurança dos seus dados.

Se você estiver usando as versões 5.x Lollipop ou 4.3/4.4 KitKat, você pode controlar as permissões individuais com o auxílio do App Ops. Em versões do Android iguais ou abaixo da 4.4.2, é preciso fazer o root.

O App Ops é um app gratuito e fácil de ser utilizado, pois permite alternar as permissões de qualquer aplicativo com uma simples chave liga-desliga. Esta forma de funcionamento é a mesma que encontramos na ferramenta nativa do Android Marshmallow.

AppOps

No entanto, é válido destacar que desinstalar o App Ops não é uma tarefa tão simples quanto utilizá-lo, uma vez que é preciso baixar o chamado App Ops Uninstaller.

3. Copie, cole e corte facilmente

O novo Android 6.0 tornou mais fácil para o usuário copiar, colar e cortar qualquer coisa, deixando estas opções mais claras na hora que ele seleciona um texto ou imagem. Esta é uma daquelas pequenas mudanças que podem facilitar as tarefas diárias realizadas no seu smartphone.

Se você ainda não tem acesso à nova versão do Android, o aplicativo Native Clipboard pode te ajudar a melhorar o menu de seleção do seu sistema operacional. O Native Clipboard já foi apresentado aqui no Canaltech e, conforme explicado, ele armazena tudo o que você copia em um prático widget flutuante que aparece toda vez que o teclado é ativado. O app é gratuito, fácil de utilizar e possui um visual bem bonito e minimalista, utilizando o Material Design.

Native Clipboard

4. Aumente a vida útil da bateria do seu gadget

O Android Marshmallow tem dois recursos interessantes para aumentar a autonomia de bateria. Primeiro, ele coloca automaticamente aplicativos não utilizados em standby e, em segundo lugar, ele detecta quando você não está usando o telefone e desativa o uso de dados.

A novidade foi muito bem recebida pelos usuários do sistema operacional, afinal, quem não sonha em aumentar a vida útil da bateria do seu gadget? Mas o que muitos não sabiam é que já existem alguns aplicativos capazes de fazer a mesma coisa.

Uma das opções é o app Greenify, que está disponível para versões iguais ou superiores à 4.1 do Android. Ele oferece a possibilidade de parar os aplicativos que consomem mais energia quando não estão sendo utilizados sem fechar todo o processo, o que impede que os dados se percam quando você voltar a utilizá-lo.

Apps Android Greenify

Greenify

Outra opção é o JuiceDefender, uma solução tudo em um que melhora o desempenho do seu dispositivo Android e aumenta a vida da bateria. Uma das soluções oferecidas pelo app trabalha com as configurações de internet do dispositivo, desabilitando aplicativos que não estão sendo utilizados no momento.

5. Guias do Chrome personalizadas

Outra novidade do Android Marshmallow é a chamada Chrome Custom Tab, que permite visualizar aplicativos por meio de uma janela customizada do Chrome, com direito a senhas e outras informações salvas. A ferramenta também carrega previamente as páginas em segundo plano para que elas pareçam mais rápidas.

Apesar de não ser possível reproduzir exatamente este recurso no Chrome sem o Android 6.0, um aplicativo chamado Link Bubble Browser pode ajudar. Sempre que um usuário estiver em algum app e clicar sobre um hyperlink que leve a um endereço na web, ele fará o carregamento da página em segundo plano. O conteúdo carregado fica minimizado em um pequeno ícone que parece uma bolha e pode ser aberto quando o usuário quiser. Isto torna a navegação mais eficiente e aumenta a velocidade do carregamento das páginas.

Link Bubble Browser

Link Bubble Browser

Outra opção é usar o Firefox 42 Beta para Android. Esta versão do navegador da Mozilla traz um recurso chamado Tab Queuing, que permite abrir links externos em segundo plano. Isso significa que, quando você estiver usando outro aplicativo, como o WhatsApp, e receber um link, basta tocá-lo para que ele seja adicionado a uma fila e carregado em segundo plano. Para visualizá-lo, basta ir até as notificações e localizar a opção Tab Queue.

6. Suporte para leitores de impressão digital

No Android Marshmallow, o sensor de impressões digitais é suportado em todo o sistema operacional, não apenas para desbloquear o aparelho, mas também para autorizar tarefas como a realização de pagamentos.

Se você possui um dos dispositivos mais recentes da Samsung, como o Galaxy S5 ou superior, e ainda não recebeu a versão 6.0 do Android, saiba que é possível obter uma funcionalidade semelhante graças ao PayPal. Para ativá-la, vá até o menu Configurações > Leitor digital > Pagar com PayPal e, em seguida, siga as instruções.

No entanto, se o seu smartphone não tiver um leitor de impressões digitais, você pode usar o aplicativo ICE Unlock Fingerprint Scanner, para transformar sua câmera em um scanner, embora isso só sirva para desbloquear o telefone. Ele não pode ser utilizado em transações que exigem um nível maior de segurança, pois a câmera não pode processar o mesmo nível de detalhes que um scanner de impressão digital.

Ice Unlock

ICE Unlock Fingerprint Scanner

7. Reorganize a gaveta de aplicativos em ordem alfabética

A parte do Android que mostra todos os aplicativos que você tem instalados no seu dispositivo é chamada gaveta. No Android Mashmallow, ela foi alterada para deixar as coisas mais organizadas. Os quatro primeiro ícones apresentados são dos aplicativos mais utilizados pelo usuário e os demais são organizados em ordem alfabética.

Na Google Play, podemos encontrar alguns aplicativos que cumprem bem esta tarefa. Um bom exemplo é o Google Now Launcher, que foi atualizado e agora oferece alguns recursos do novo Android. O APK da versão 1.2 oferece ao usuário recursos como a nova gaveta de aplicativos em ordem alfabética, novos papéis de parede do Marshmallow e uma experiência de customização mais completa.

Google Now Launcher
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.