Android: como transferir dados de um smartphone antigo para um novo

Por Muni Perez

Comprar um smartphone novo, mesmo contando com benefícios que podem atender suas necessidades como consumidor, pode trazer uma dor de cabeça: ter que caçar e instalar todos os aplicativos, mensagens, contatos e ferramentas guardados no aparelho antigo e baixar todos eles no celular mais atual.

Apesar de muitos apps terem a função de sincronização na nuvem, a maioria não oferece migração automática, o que significa que você pode perder todos os dados armazenados no seu gadget. Para solucionar esse problema, existe um aplicativo chamado Helium, desenvolvido pelo grupo ClockworkMod, famoso no universo Android de quem gosta de instalar ROMs personalizadas.

O app permite fazer o backup completo das informações guardadas no seu smartphone, incluindo documentos, galeria de fotos e outros dados pessoais. Seguindo este passo a passo simples, você poderá migrar rapidamente de um smartphone Android velho para um novo sem perder seus arquivos.

Contatos na Conta do Google

Primeiro, é importante lembrar um assunto importante: a agenda de contatos. No Android existem três locais nos quais os contatos podem ser salvos - cartão SIM (chip da operadora), armazenamento do dispositivo e Conta do Google. O ideal é você salvar tudo na Conta do Google, pois com isso sua agenda estará sincronizada em todos os seus dispositivos.

Backup Contatos

Importar contatos

Importar contatos

Se você não tem certeza em qual local seus amigos estão salvos, abra o aplicativo de contatos do seu Android e procure por Configurações > Importar/Exportar. Em seguida, toque em Importar do armazenamento do dispositivo e selecione o destino como Google.

Repita o procedimento para “Importar do cartão SIM” para ter certeza de que não ficou nenhum número perdido no seu chip. Com isso, todos os seus contatos serão salvos na Conta do Google, e para tê-los novamente no novo smartphone, basta utilizar a mesma conta na configuração inicial.

Fazendo o backup com o Helium

O procedimento é simples e consiste em quatro etapas: instalar o app nos dois Androids, instalar um software no seu computador, conectar os aparelhos e realizar o backup e importação.

1. Instalando o Helium no Android

Para instalar o Helium, acesse a página do app na Play Store, clicando neste link, ou utilizando o código QR abaixo. Você deve instalar o aplicativo nos dois dispositivos.

qr code

Helium na Play Store

2. Instalando o Helium no computador

É necessário instalar o cliente no computador para que o Helium funcione, principalmente se o seu sistema não possui permissões de root (“rooteado”). Acesse o site oficial do projeto e faça o download de acordo com seu sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.

É importante atentar para a possível necessidade de instalação dos drivers se o seu sistema for o Windows. Acesse esta página para ter acesso os programas para compatibilidade com aparelhos da ASUS, Motorola, Google Nexus, Samsung, HTC, Sony, LG, Huawei e ZTE. Agora que tudo está instalado, é colocar a mão na massa.

3. Conectar o Android antigo no computador

Nesta etapa, vamos copiar os dados dos aplicativos do smartphone velho para importá-los no aparelho novo. Certifique-se de que o cliente no desktop esteja aberto, como na tela abaixo:

Backup Android Helium

Abra o Helium no seu Android antigo e conecte o cabo USB no computador, de acordo com as instruções do app. Lembre-se de ativar as funções Depuração USB e Conexão USB como uma Câmera (PTP). O Helium vai solicitar para fazer estas modificações e oferecerá atalhos para tal através de uma notificação. Se o smartphone não for reconhecido ao ser conectado ao computador, é sinal de que você precisa instalar os drivers. Volte para o passo 2 e acesse o link contento os arquivos.

4. Realizar o backup

Agora vamos para o procedimento mais importante: o backup dos dados. Na tela inicial do Helium repare em duas abas específcas, sendo uma com os apps disponíveis no seu smartphone para ser realizado o backup e outra para o procedimento inverso, que será utilizado no novo smartphone.

Escolha os apps que deseja realizar o backup, atentando para a configuração destacada na imagem abaixo. Se a opção “App Data Only (Small Backups)” estiver ativada - o que vai estar, por padrão -, o Helium fará apenas o backup dos dados. Ou seja, antes de rodar o Helium no novo smartphone, você terá que fazer o download dos aplicativos que estão no backup.

Backup Android Helium Selecionar apps

A vantagem de salvar apenas os dados é que o tamanho do backup é significativamente menor. No entanto, se sua conexão com a internet for ruim ou estiver sem Wi-Fi, vale a pena salvar o app completo (é só desmarcar a opção em questão).

O Helium permite salvar os dados em quatro locais: memória interna do dispositivo, armazenamento externo (cartão micro-SD), no computador ou na nuvem (apenas versão paga). Se você tem um cartão de memória e o smartphone novo também suporta o armazenamento expansível, então a opção mais prática é salvar na unidade de memória e depois inseri-lo no aparelho novo. A segunda opção é salvar no computador.

Além dos dados dos aplicativos, é possível salvar os registros de ligações, mensagens de texto e outros dados informados no app.

Restaurando os dados dos aplicativos

O processo para restauração é similar ao de backup, do item anterior. Primeiro, certifique-se de que o Helium esteja instalado no novo Android e que esteja conectado ao computador com o cliente aberto. Ao tocar na aba Restore & Sync, o app vai perguntar qual o método utilizado para realizar o backup no smartphone antigo. Feito isso, será exibida uma lista com todos os apps disponíveis para restauração. Deixe marcados aqueles que deseja pegar os dados de volta e selecione a opção “Restore”.

Lembrando que os apps já devem estar instalados no celular para que seus dados possam ser restaurados.

Backup Android Restaurar

Backup de fotos

Outro ponto essencial é o backup das fotos, pois muita gente não sabe que existe uma maneira simples de transferir suas imagens de um dispositivo para o outro. Neste caso, trata-se do Google+ Photos, que oferece o recurso de backup automático de todas as suas figuras nos servidores do Google. Abra o app, que já deve estar presente no seu Android com o nome de “Fotos”, vá em Configurações > Backup Automático e faça os ajustes necessários.

Google+ Fotos backup

Google+ Fotos backup

Google+ Fotos backup

Depois de alguns minutos, todas as suas fotos estarão disponíveis na nuvem e você pode acessa-las diretamente do outro dispositivo, além de qualquer computador através deste site. Com isso, ao comprar um novo smartphone Android, você não vai mais perder as conversas do WhatsApp, o progresso no Angry Birds e nenhuma outra informação, nem mesmo suas fotos, mensagens e contatos.