Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seu celular Android poderá funcionar como controle remoto por meio do Wi-Fi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2021 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google I/O começou com pé na porta nessa quarta-feira (18) e entre as novidades estava o Android TV Remote Control. Celulares Android contarão com uma solução nativa para controlar televisões equipadas com o sistema do Google, exatamente como um controle remoto.

Basta estar conectado à mesma rede que a smart TV rodando Android TV para acionar o controle e interagir com o sistema, sem qualquer procedimento complexo para configurar nem mesmo ter que baixar um novo aplicativo. O Android TV Remote Control será introduzido como uma ferramenta do sistema do Google, provavelmente integrada ao Play Services (plataformas de recursos nativos do SO).

Continua após a publicidade

Recurso parecido já existia anteriormente (curiosamente, batizado com o exato mesmo nome), mas era extremamente enxuto. A alternativa contava com recursos interessantes como botões direcionais, trackpad e a digitação à distância, contudo, o app ficou sem receber atualizações desde 2017 e as capturas de tela ressaltam o abandono.

Semelhante ao antecessor, o Android TV Remote Control terá o mesmo trackpad e botões direcionais para navegar nos menus, mas acrescenta extras ao bolo: entrada de comandos de voz, mais botões (controle de volume, por exemplo), uma interface mais moderna e uma relação mais íntima com o sistema.

Não se sabe, por enquanto, como essa ferramenta funcionará no uso cotidiano. Como o Chromecast, talvez o controle apareça como uma notificação ou se torne uma opção no menu de Configurações Rápidas, disponível ao puxar a barra superior duas vezes.

Continua após a publicidade

Tudo em um

A ideia aqui é tornar o Android uma peça central do cotidiano, aproveitando o grande alcance que os sistemas do Google possuem dentro de casa. Durante o Google I/O, a companhia também mostrou que o celular poderá destrancar carros por proximidade e, felizmente, este não seria um recurso exclusivo da linha Pixel.

Em relação a disponibilidade, pouco foi determinado, também. A distribuição através do Play Services abre caminho para que o Remote Control chegue à dispositivos mais antigos, mas os requisitos mínimos não foram apresentados e não há previsão para lançamento da ferramenta. Por agora, resta aguardar por mais anúncios da companhia.

Continua após a publicidade

Fonte: Google