Google I/O reunirá participantes em ambiente virtual estilo jogo multiplayer

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2021 às 13h40
Divulgação/Google

O Google I/O é conhecido também pela festa do encontro presencial, mas isso foi impedido este ano devido ao distanciamento social para conter o coronavírus, e a gigante precisou buscar alternativas. Em 2021, o evento introduzirá uma experiência virtual quase como um jogo do gênero MMO, num espaço digital em que participantes controlarão avatares personalizados para passear por estandes e encontrar itens secretos.

Ao mesmo tempo em que diferencia seu evento de conferências remotas comuns, o Google usará a gamificação para entreter o público geral durante o I/O deste ano. A partir desse espaço virtual será possível conversar com funcionários da companhia, garantir bônus digitais, conferir demos de produtos e explorar o ambiente em busca de easter eggs.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Esse mundo digital será aberto logo depois da palestra para desenvolvedores, agendada para às 14h (de Brasília) de 18 de maio, primeiro dia do Google I/O. Participantes registrados poderão customizar avatares com roupas e chapéus. Acessórios e itens poderão ser encontrados pelo evento para adicionar ao bonequinho.

O ambiente será decorado como um evento presencial do Google e os avatares poderão interagir um com o outro por meio de emojis. Embora proporcione o encontro virtual nesse pequeno jogo, a programação ainda acontecerá de forma convencional: palestras serão transmissões sem interação do público, enquanto mesas redondas e workshops utilizarão o Google Meet para garantir o espaço de todos os participantes.

O Google I/O 2021 deve finalmente oficializar o Android 12 (e dar início ao período Beta), introduzir novidades do Google Assistente, apresentar melhorias em inteligência artificial e até revelar produtos — como o aguardado Pixel 5a. Além disso, participantes terão a chance de interagir por meio de discussões e workshops.

A inscrição no Google I/O deve ser feita através da sua página oficial. Workshops e encontros terão vagas limitadas e as cadeiras devem ser garantidas antes de começar o evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.