Publicidade

Como diminuir o tamanho dos aplicativos no Android

Por| Editado por Bruno Salutes | 24 de Agosto de 2022 às 09h20

Link copiado!

(Imagem: Rami Al-zayat via Unsplash)
(Imagem: Rami Al-zayat via Unsplash)

Usuários de Android, sobretudo aqueles fãs de personalização, talvez se perguntem como diminuir o tamanho dos aplicativos. A opção de ajuste é nativa e, felizmente, pode ser acessada de forma simples pelo menu de configurações.

Essa é uma solução útil por vários motivos: para ganhar mais espaço na tela inicial, usar uma quantidade maior de widgets ou até mesmo adotar uma estética mais "minimalista". Antes de avançar para o passo a passo, contudo, você deve saber que oa juste mudará todo o layout. Além dos ícones, serão afetados os menus e as suas conversas em apps de mensagens.

1. No menu “Configurações” do Android, clique em Tela e, para expandir as opções, selecione “Avançado”;

Continua após a publicidade

2. Selecione o item “Tamanho de exposição” e arraste a imagem de “Pré-visualização” para a esquerda. Assim, você poderá ajustar os ícones;

3. Use o controle deslizante (ou os botões de “-” e “+”) para aumentar e diminuir o tamanho dos itens na tela. Para salvar a alteração, toque na seta localizada no canto superior esquerdo da tela.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como diminuir o tamanho dos apps em celulares Samsung

Se você possui um aparelho da Samsung, verá que o passo a passo anterior não é compatível com o sistema. Afinal de contas, a empresa possui sua própria UI, a One UI. Ainda que seja baseada no Android, existem diferenças notáveis que valem um tutorial à parte.

1. Pressione o dedo por alguns segundos em qualquer espaço livre da tela inicial. No menu inferior que será exibido, selecione "Configuração da Tela inicial";

Continua após a publicidade

2. Em seguida, clique na opção "Grade da Tela inicial" ou "Grade da Tela de aplicativos". Por fim, escolha uma das configurações de layout e toque em "Salvar" no canto inferior.

Como diminuir o tamanho dos apps em celulares Xiaomi

Continua após a publicidade

A situação da Samsung se repete em celulares Xiaomi, que também utiliza uma UI única, a MIUI. Confira, abaixo, como realizar a configuração nos aparelhos da fabricante.

1. Acesse o menu "Configurações" do seu aparelho e, entre as opções, escolha "Tela inicial";

2. Na próxima tela, clique em “Tamanho do ícone”;

3. Selecione um dos ajustes oferecidos através da barra inferior e, para confirmar, toque no comando "Aplicar" abaixo.

Continua após a publicidade

Se você desembarcou nessa matéria sobre como diminuir o tamanho dos aplicativos no Android, possivelmente gostaria de aprender outras formas de personalizar a tela do seu celular. Como de costume, nós abordamos esse assunto em outra oportunidade.