SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como personalizar a tela de bloqueio do celular | 5 dicas

Por| Editado por Bruno Salutes | 29 de Julho de 2022 às 11h50

Link copiado!

Emiliano Cicero/Unsplash
Emiliano Cicero/Unsplash

É possível personalizar a tela de bloqueio do celular do seu jeito preferido, para ir além da simples exibição do relógio e da senha. Muitos recursos visuais e widgets podem ser aplicados e utilizados antes mesmo de desbloquear a tela do aparelho, customizando a sua experiência.

O Android permite personalizar a tela de bloqueio de diferentes maneiras, com recursos nativos para troca de papel de parede, relógio e notificações. Além disso, celulares da Samsung e da Xiaomi apresentam recursos exclusivos para modificar a interface. Veja, a seguir, algumas dicas para configurar a sua tela de bloqueio.

1. Altere o papel de parede

Continua após a publicidade

Essa é uma solução simples, mas muito comum. Na hora de mudar o papel de parede, é possível escolher um conteúdo específico para a tela de bloqueio. E vale a pena usar a criatividade: você pode, por exemplo, fazer uma combinação de temas entre a tela bloqueada e a tela inicial, criando um efeito de transição.

Para mudar, mantenha o dedo pressionado na tela e selecione “Papel de parede”. Em seguida, escolha entre um arquivo da galeria ou as imagens padronizadas do seu aparelho e salve a opção para a tela de bloqueio. É possível usar uma imagem ou carregar um vídeo como fundo de tela.

Além disso, Samsung e Xiaomi apresentam opções de papel de parede dinâmico. Ou seja, as fotos são alteradas a cada uso da tela de bloqueio. Nesse caso, abra as configurações de papel de parede e procure pelos respectivos recursos.

Continua após a publicidade

2. Escolha um novo relógio

O relógio é outro elemento de destaque na tela de bloqueio. Caso não goste do formato tradicional, é possível modificar o mostrador. Existem opções digitais, analógicas e até mesmo recursos que mostram o horário em outros fusos ou a agenda diária.

Para alterar, abra as configurações e selecione a opção “Tela de bloqueio”. Em seguida, encontre a opção de relógio e escolha o modelo de sua preferência.

Continua após a publicidade

3. Always On Display

O Always On Display é uma funcionalidade que mantém a tela ativa mesmo quando o celular está inativo. No lugar de mostrar a tela de bloqueio, exibe apenas informações essenciais, como o seu relógio e um resumo de notificações.

Esse recurso está disponível em diversos modelos para Android e pode trazer diferenças no consumo da bateria. Para economizar, é possível alterar entre a exibição contínua da tela ou a ativação por toque na tela

Continua após a publicidade

4. Temas

Os temas para Android promovem uma mudança geral na interface, com novos papéis de parede, ícones de aplicativos e desenhos de relógio para a tela de bloqueio. Portanto, caso queira avançar na personalização, vale a pena procurar por temas específicos.

Samsung e Xiaomi apresentam lojas próprias para adquirir temas e papéis de parede, com opção para filtrar por itens pagos ou gratuitos. Após fazer o download, siga as instruções da sua interface para aplicá-los no celular.

Continua após a publicidade

5. Atalhos e widgets

Essa dica é válida para quem utiliza aparelhos com a One UI, interface da linha Galaxy, da Samsung. Nas configurações de tela de bloqueio, é possível substituir os tradicionais atalhos para o telefone ou a câmera. Alguns apps, como a lanterna ou a calculadora, podem ser acessados sem senha.

Além disso, a One UI permite configurar widgets para a tela de bloqueio, acionados ao tocar uma vez no relógio. As opções incluem opções como o player de música, temperatura atual, agenda e rotinas da Bixby.