Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"O app não foi instalado"; saiba resolver o problema no Android

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Maio de 2022 às 23h00

Link copiado!

Andrew M/Unsplash
Andrew M/Unsplash

Ao tentar baixar um aplicativo, muitos usuários de Android podem se deparar com a mensagem de que o “App não foi instalado”. Isso pode acontecer por algumas razões, entre elas falta de espaço no celular, erro no arquivo ou incompatibilidade com a versão atual do sistema.

Outras possibilidades envolvem algum dado corrompido em arquivos do tipo .apk, e o próprio Google pode bloquear a instalação por meio do Play Protect. Se você enfrenta esse problema, conheça a seguir oito causas e suas soluções para o aviso de que o app não foi instalado.

1. Reinicie o smartphone

Continua após a publicidade

O primeiro truque para tentar solucionar o problema de “App não foi instalado” é também o mais simples: reiniciar seu smartphone. Ao desligar o aparelho, aguarde por alguns minutos até ligá-lo novamente. Depois, tente instalar o aplicativo que apresentou erro para ver se agora ele funciona corretamente.

2. Libere armazenamento no celular

Um dos motivos que podem levar à mensagem de erro “App não foi instalado” é se o seu dispositivo não tem espaço livre para baixar o aplicativo. Neste caso, a única alternativa é apagar algum conteúdo para liberar o armazenamento e conseguir instalar a ferramenta.

Além de excluir apps que você não usa, também é possível apagar fotos e vídeos na galeria, documentos, desinstalar atualizações de outros aplicativos ou limpar o cache. Você pode acessar opções de gerenciamento de espaço indo em “Ajustes" e depois “Armazenamento e cache”. Já para apagar um app do Android, toque e segure sobre ele e selecione “Desinstalar".

Continua após a publicidade

3. O arquivo está corrompido

O Android conta com recursos de segurança capazes de identificar quando um aplicativo está corrompido, podendo comprometer seu smartphone. Isso acontece principalmente em apps baixados fora da Google Play Store (via APK ou de outras fontes), pois eles não passam pelos filtros de segurança da loja.

Aí não tem muito o que fazer: se o arquivo está corrompido e mesmo assim ele abrir no celular, a melhor dica é deletar o conteúdo e tentar baixá-lo de uma fonte confiável. Lembre-se de verificar o nome completo da aplicação para evitar instalar um novo arquivo corrompido.

Continua após a publicidade

4. A versão do Android é incompatível

É natural que alguns aplicativos só funcionem nas versões mais recentes do Android. Portanto, se você ver o aviso “App não instalado”, pode ser que a versão do sistema operacional não seja mais compatível com a ferramenta, impedindo sua instalação.

Na página do app na Play Store, é possível consultar em quais versões ele funciona oficialmente. Se a versão do seu Android não aparecer entre elas, então você precisará encontrar outro app compatível ou atualizar o sistema Android (se houver um update disponível). Pelo celular, você ainda pode saber qual é a versão do Android no seu dispositivo.

Continua após a publicidade

5. Restaure as preferências do app

Alguns aplicativos rodando em segundo plano podem causar um bug no sistema que mostra o erro “App não foi instalado”. Você tem a opção de forçar a parada dos apps no Android, mas outra alternativa é restaurar as preferências dos aplicativos, causando um “reset” nas configurações de todos eles (sem perder os dados).

Para restaurar as preferências do app no Android, entre nas configurações do celular e depois em “Aplicativos”. Toque no ícone de três pontinhos no canto superior da tela e vá na opção “Restaurar preferências de apps”.

Continua após a publicidade

6. Desative o Google Play Protect

O Google Play Protect é uma solução integrada do Google para Android que tem como foco proteger o celular contra malwares e vírus. Por fazer uma varredura nos aplicativos, pode ser que a ferramenta cause o erro “App não foi instalado”, mesmo que o app tenha sido baixado direto pela Play Store.

Desativar o Google Play Protect pode resolver essa questão. Para isso, abra a Play Store e entre no seu perfil de usuário. Depois, vá em “Play Protect”, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito e desmarque a chave “Verificar apps com o Play Protect" para desativar o recurso.

Continua após a publicidade

7. Libere apps de fontes desconhecidas

Diferente do iOS no iPhone, que permite o download de aplicativos apenas da App Store, o Android não restringe a instalação de ferramentas fora da Google Play Store. Contudo, o sistema operacional desabilita o recurso por padrão, justamente porque esses apps, por não estarem hospedados na Play Store, podem trazer riscos ao dispositivo.

O Android tem uma opção nas configurações para liberar a instalação de apps de fontes desconhecidas. A solução pode ajudar a resolver o problema de “App não foi instalado”, porém é de sua responsabilidade autorizar o download de aplicativos fora da Play Store.

Continua após a publicidade

8. Evite instalar o app de mídias externas

Assim como o arquivo que você baixar pode estar corrompido, mídias externas também apresentam um alto risco de não serem totalmente compatíveis no Android, causando o erro “App não foi instalado”. Os casos mais comuns envolvem HDs externos ou cartões SD que podem não ser bem aceitos em alguns aparelhos Android.

Se você for baixar um aplicativo de uma fonte fora da Play Store, dê preferência em instalar o arquivo direto pelo celular, e não a partir de uma mídia externa. Ambos os procedimentos são por sua conta e risco, mas o download pode ter menos chances de ser corrompido se a instalação acontecer direto no dispositivo, sem passar por um cartão SD ou algo similar.