O que é "forçar a parada" de um app e quais os efeitos desse procedimento

Por Felipe Freitas | 22 de Outubro de 2020 às 13h10

Seus aplicativos estão travando e ocasionalmente não respondendo? Em cetos casos quando aplicativos demonstram sinais de mau funcionamento como fechar sozinho, não responder, demonstrar lentidão ou com recursos não funcionando, é recomendado que você utilize a ação “Forçar a parada”.

Forçar a parada de um aplicativo, encerra totalmente suas atividades tanto em primeiro plano, quanto em segundo plano. Esse recurso, pode ser útil para melhorar o funcionamento do aplicativo, a medida que ao forçar sua parada, esse será iniciado novamente até mesmo em seus processos em segundo plano.

Função "Forçar parada" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

A seguir em nossa matéria entenda como funciona a função “Forçar parada” e quais são seus efeitos.

O que é “Forçar a parada”

Ao Forçar parada de um aplicativo, você estará encerrando totalmente suas atividades. Nesse sentido, a ação funciona de maneira diferente de fechar um aplicativo, pois a maioria dos aplicativos mantêm processos funcionando em segundo plano mesmo após serem fechados em primeiro plano. Essa função, não apagará nenhum dado de seu aplicativo, apenas irá encerrar seu funcionamento.

Sendo assim, essa função pode ser útil quando algum aplicativo está travado em sua tela inicial e você não consegue finalizá-lo. Mas quando é realmente necessário "Forçar a parada" de um aplicativo? Entenda nas próximas linhas.

Quando um aplicativo não está respondendo em sua tela inicial - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Quando devo “Forçar a parada” de um aplicativo

Fechar um aplicativo através da opção "Forçar a parada" pode melhorar o desempenho de seus outros aplicativos liberando mais espaço de processamento na memória RAM de seu dispositivo. Além disso, fechar aplicativos dessa maneira possui grandes chances de solucionar lentidão e travamentos.

Dessa forma, a função é recomendada para realizar uma inicialização "limpa" de seu aplicativo, solucionando alguns casos de incompatibilidade e lentidão.

Como "Forçar a parada" de um aplicativo

Passo 1: em suas configurações, acesse a categoria "Aplicativos";

Toque em "Aplicativos" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: então selecione o aplicativo que você deseja finalizar como, por exemplo, o "WhatsApp";

Selecione então qual aplicativo será finalizado - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: em seguida, toque na opção "Forçar parada";

Então toque em "Forçar parada" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: por fim, toque em "OK" para finalizar os processos do aplicativo. No entanto, caso a aplicação seja essencial para o funcionamento do sistema, você não poderá forçar sua parada, nesses casos será necessário reiniciar seu dispositivo.

Toque em "OK" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora que você sabe como funciona a função "Forçar parada" é mais fácil de compreender qual é seu papel em seu dispositivo Android.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.