Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 terá novidade para facilitar abertura de links em aplicativos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

Renato Santino/Canaltech
Renato Santino/Canaltech

Embora o Android 12 já tenha sido destrinchado em termos de aparência e principais recursos, sempre há uma novidade despercebida ou inserida posteriormente. É o caso desta melhoria anunciada no Android Dev Summit: a forma como o sistema lida com links de aplicativos. Na prática, o App Link é uma ferramenta que permite a URLs da web abrirem conteúdo próprio em programas compatíveis.

Sabe quando você vê um post do Twitter listado em uma página e é direcionado para o app da rede social ao clicar no link? Então, essa é a ideia por trás do App Link. Quando o usuário pressiona sobre o link no Android 11, ele é questionado em qual programa deseja executar — navegador X, navegador Y, aplicativo Z, aplicativo original. A partir do Android 12, os links verificados já devem ser abertos automaticamente no app correspondente.

Continua após a publicidade

O Google também alterou o processamento padrão de links não verificados ou aprovados manualmente para o usuário. Nesse caso, o sistema direcionará a pessoa para o navegador padrão, em vez de mostrar a caixa de seleção, o que era bastante inconveniente para quem tem vários deles instalados no celular.

É claro que esta mudança deverá ser acompanhada de uma pequena necessidade de ajuste pelos desenvolvedores, que precisarão adicionar links verificados aos seus apps. Para isso, a gigante do Android já liberou a documentação oficial orientativa — isso estava pronto desde o Android 12 Developer Preview 3, mas a adição de links manuais não estavam funcionais naquela altura.

Android 12L

Se você desejar conhecer outras mudanças de compatibilidade do Android 12, basta assistir ao vídeo do Android Dev Summit abaixo:

Continua após a publicidade

Na ocasião, o Google anunciou o Android 12L, uma versão especial do sistema voltado para telefones dobráveis, tablets e dispositivos com Chrome OS. A ideia é entregar uma interface de usuário adaptada para as peculiaridades destes dispositivos, como refinamentos para múltiplas telas layout de duas colunas para as notificações, aprimoramentos da multitarefa e novidades para a tela de bloqueio. Por enquanto, esta versão ainda funciona como uma prévia do desenvolvedor, com lançamento público previsto para o primeiro trimestre de 2022.

Fonte: Android