Publicidade

Novo sistema MiOS pode ser lançado com o Xiaomi 14, diz informante

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

Ventilado como novo sistema operacional da fabricante chinesa, o MiOS pode ser lançado a partir da linha Xiaomi 14. A chegada do sistema ganhou força nos últimos dias e poderia substituir a MIUI, interface usada com base no Android.

O informante Digital Chat Station usou a rede social chinesa Weibo para dar mais detalhes sobre o próximo modelo topo de linha da Xiaomi. Além de outras mudanças visuais, a publicação ressalta que o “novo sistema foca em suavidade” — uma possível alusão ao MiOS.

O suspense pode acabar em breve: um rumor aponta o anúncio oficial do Xiaomi 14 para 27 de outubro, logo após o evento Snapdragon Summit, como uma oportunidade de revelar o primeiro celular com o chip Snapdragon 8 Gen 3. Para efeito de comparação, a geração anterior foi revelada em dezembro do ano passado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

MiOS x MIUI 15

Apesar de toda a conversa sobre MiOS, a MIUI 15 com Android 14 já foi confirmada pela fabricante chinesa e pode ser lançada nos próximos meses. Ainda não existem tantos detalhes sobre a interface, que deve herdar muitos dos recursos da nova versão do sistema operacional do Google.

De acordo com o portal Xiaomiui, o sistema operacional poderia ser distribuído apenas para a China, enquanto a versão global dos aparelhos usaria a MIUI 15. A empresa já possui um domínio chinês registrado com o mesmo nome dado à atualização e tem chances de usar a marca inicialmente para o mercado local, com o Android mantido.

O movimento da Xiaomi pode ser muito similar ao da Huawei, que usa o HarmonyOS nos aparelhos da empresa. O sistema é desenvolvido com base no Android Open Source Project (AOSP) e permite a instalação de aplicativos a partir de APKs, ainda que não tenha suporte aos serviços do Google por sanções impostas pelo governo dos EUA.

Fonte: XiaomiuiWeibo/Digital Chat Station