MiOS | Registro levanta rumor de sistema operacional próprio da Xiaomi
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Xiaomi registrou o domínio “mios.cn” na China e levantou a hipótese sobre o lançamento de um sistema operacional próprio no futuro. A medida poderia significar uma nova alternativa de sistema para os celulares da empresa, que se chamaria MiOS e substituiria o Android.
- Falha em teclado Android popular na China permite espionagem
- Android 14 terá novo alerta de volume alto para evitar perda auditiva
A informação foi encontrada pelo leaker Ice Universe, responsável por vários vazamentos na indústria de celulares. É possível visualizar apenas a tela do registro de domínio, sem informações adicionais.
Apesar dos rumores de um sistema operacional próprio, a Xiaomi continua desenvolvendo a própria interface baseada no sistema do Google e anunciou a MIUI 15 neste mês, próxima grande atualização criada sobre o Android 14. Ainda não há uma data prevista para o lançamento.
Xiaomi pode seguir o mesmo caminho da Huawei
O possível movimento da Xiaomi com a MiOS representaria uma estratégia parecida com a da Huawei: a empresa possui o HarmonyOS, sistema operacional próprio para celulares, tablets, notebooks, smartwatches e automóveis. A primeira versão foi lançada em 2019 como uma alternativa aos bloqueios comerciais impostos pelo governo dos Estados Unidos à gigante chinesa.
Apesar de ter uma loja de apps nativa, o HarmonyOS usa o repositório Android Open Source Project (AOSP), que permite a instalação de APKs do Android em outros dispositivos. Recentemente, a gigante chinesa anunciou o HarmonyOS NEXT, sistema completamente independente, mas ainda em fase de desenvolvimento.