Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google muda logo e mascote do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Setembro de 2023 às 16h47

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou uma nova identidade visual ao sistema operacional Android nesta terça-feira (5). A mudança conta com um novo logo, tipografia remodelada e uma nova versão do mascote Bugdroid, o robozinho que acompanha a plataforma ao longo dos anos.

É a primeira grande mudança na marca Android desde 2019, quando o logo foi alterado para uma fonte na cor preta, o Bugdroid ganhou uma versão minimalista em 2D e o Google abandonou os nomes de doces a cada grande atualização. Naquela ocasião, o objetivo era simplificar e facilitar a leitura dos lançamentos.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, a mudança de agora tem o objetivo de oferecer maior poder de escolha e autonomia para a marca refletir o que é o Android: “algo que dá liberdade para as pessoas criarem nos seus próprios termos”, explica a empresa. Isso é também uma referência ao fato de o Android ser um sistema aberto à criatividade dos usuários e a outras companhias que criam sistemas derivados.

Nova identidade visual do Android

A primeira grande mudança no logo está na tipografia: a marca ganha uma inicial maiúscula e agora é escrita como “Android” nas comunicações oficiais — conforme revelado no fim de junho. Além disso, a fonte foi alterada para ficar no mesmo tamanho e formato do logo do Google, fator que facilita na hora de usar ambas as identidades e integrar os apps da empresa ao sistema operacional. O novo visual se inspira no Material Design, usado para elaborar as interfaces dos aplicativos do sistema.

Outra grande alteração está no mascote, o Bugdroid. Antes representado apenas com a cabeça do robô, o modelo repaginado agora é uma opção mais versátil e em 3D, com o corpo inteiro e capaz de representar diferentes estilos. De acordo com a empresa, o novo robô pode mostrar como o Android “se conecta com pessoas, comunidades e momentos culturais” e reflete “paixões individuais, personalidades e contextos”.

O Bugdroid vai ser dinâmico, ou seja, nunca vai representar apenas uma cor. Entre os exemplos mostrados pelo Google, é possível ver o robô com um cabelo moicano, usando estampa tie-dye, feito de globo espelhado de discoteca, com aparência de lâmpada e até trajando as cores da bandeira LGBTI+.

A intenção da empresa é incluir a nova identidade visual nos respectivos produtos a partir deste ano em dispositivos Android. O novo visual também pode aparecer no Android 14.