Publicidade

Android 14 deve permitir usar a câmera do celular como webcam via USB

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2023 às 12h29

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O recém-lançado Android 14 QPR Beta traz um novo recurso que permite usar o celular como webcam em PCs e notebooks via USB. A novidade dispensa o uso de aplicativos adicionais e qualquer gambiarra.

Ao conectar o celular em um computador, o sistema adiciona a função “webcam” nas opções de uso do USB. O recurso não tem restrição de plataforma e pode ser usado em PC, Mac, Chromebook e Linux PC.

A compatibilidade com os diferentes dispositivos é possível porque a solução foi desenvolvida para a Classe de Vídeo USB padrão (UVC). Em contrapartida, não é possível usar a câmera do celular de maneira sem fio nos computadores — como ocorre com a Câmera de Continuidade em iPhone e Mac.

Continua após a publicidade

Chega para todos os celulares?

O teste de usar o celular como webcam está disponível na versão Beta QPR (Quarterly Platform Releases) para alguns modelos da linha Pixel, mas isso não significa que aparelhos de outras marcas não vão receber a novidade.

A função não tem caráter de exclusividade para o Pixel e deve ser implementada em uma atualização futura do Android 14 para todos os usuários. O recurso não deve chegar logo no lançamento do novo sistema operacional, pois o Google deve realizar mais testes antes de disponibilizar na versão estável do sistema.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Enquanto isso, os usuários ainda aguardam a chegada do Android 14 — que sofreu atrasos e agora está previsto para outubro. A data provável de lançamento é 4 e outubro, dia em que a Big Tech de Mountain View vai apresentar os novos aparelhos da linha Pixel 8.

Para saber o que esperar da atualização, confira todas as novidades do Android 14.