Publicidade

MIUI 13 pode ter versão baseada no Android 11, sugere rumor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Novembro de 2021 às 14h01

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi supostamente testa uma versão da MIUI 13 baseada no Android 11, em vez do Android 12, revela vazamento divulgado neste domingo (28). A companhia estaria preparando duas versões da interface personalizada — e a compilação construída sobre o SO mais antigo seria lançada já em dezembro, já "na caixa" dos Xiaomi 12 e 12X.

As pistas reveladas pelo site Xiaomiui mostram que as versões V13.0.0.44.RLDMIXM e V13.0.0.56.RLDCNXM são baseadas no Sistema do Robozinho lançado em 2020. Os nomes das compilações também sugerem a construção no SO antigo, uma vez que “R” sinalizaria que a interface é projetada sobre o Android R, o apelido do Android 11.

Continua após a publicidade

Não se sabe exatamente o que fez a Xiaomi optar por avaliar duas bases para a MIUI 13, mas talvez o tempo para a adaptação do Android 12 seja a razão: a Xiaomi pode ter percebido que não daria para lançar a MIUI 13 sobre o Android 12 ainda este ano (como prometido) e, por isso, decidiu adaptou parte das novidades para a versão anterior do sistema operacional.

Outra razão que possa ter implicado na construção de duas MIUI seria a compatibilidade com modelos antigos. O Android 12 pode ter se mostrado pesado demais para modelos menos poderosos e, por isso, a Xiaomi teria optado por construir uma versão adaptada da interface numa base já conhecida, o Android 11.

MIUI 13 do Android 11 pode ser diferente

Em todo caso, é bastante provável que a MIUI 13 do Android 12 e a MIUI 13 do Android 11 tenham diferenças importantes — inclusive, determinantes para os consumidores. Embora a companhia não tenha abraçado muito das novas características visuais do Google, o novo sistema é fundamentalmente diferente do anterior, com mais opções de privacidade, alterações profundas nas interações de serviços, novos widgets e mais.

Continua após a publicidade

Ainda em testes internos

Os testes com a MIUI 13 sobre o Android 11 acontecem internamente, apontou o site Xiaomiui, então não existem formas de baixar essas ROMs para experimentos. A interface personalizada sobre o Android 12 também estaria passando por testes fechados em modelos como Xiaomi Mi Mix 4, Mi 11, Redmi K40 Pro e Mi 11 Lite 5G.

Por enquanto, não há nem previsão e nem confirmação de que a MIUI 13 terá duas versões distintas (tampouco se ambas terão o mesmo nome). Provavelmente, porém, o mistério deve acabar no dia 12 de dezembro, quando a fabricante deve apresentar o novo Xiaomi 12 e 12X ao mercado chinês.

Fonte: Xiaomiui