Android 14 terá novo alerta de volume alto para evitar perda auditiva
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Android 14 apresenta um novo sistema para avisar os usuários sobre o uso contínuo de volume alto em fones de ouvido com potencial para prejudicar a audição. O recurso foi anunciado no Google I/O 2023 e desenvolvido como resposta às exigências regulatórias da União Europeia.
O funcionamento desse sistema de alerta foi compartilhado pelo pessoal do Android Police a partir da análise do código-fonte do sistema operacional e do estudo do padrão de segurança IEC 62368-1 adotado pela UE.
Como funciona o alerta de som alto
O novo modelo de alerta de som alto analisa “doses sonoras computadas” (CSDs) em vez de ter um índice de volume fixo — como eram os antigos sistemas de notificação.
Essas “doses sonoras” são definidas com a análise da frequência do sinal, combinada com as variações de atenuação e amplficação do volume. Esses dados são computados ao longo do tempo para verificar o nível de exposição contínua nos últimos sete dias.
Limites de doses sonoras
O sistema utiliza algumas “barreiras” de CSDs para determinar o grau de exposição a volumes altos e quando o usuário passa dos limites saudáveis. O primeiro nível de alerta, determinado como “1X”, ocorre quando as doses sonoras ultrapassam 80 dB em um período de 40 horas.
Nesse caso, uma notificação aparece na tela com o aviso de que “o volume do fone de ouvido está alto por mais tempo do que o recomendado”. Se o usuário não responder ao alerta, o sistema vai diminuir o volume para um ponto mais adequado.
Esse mesmo aviso aparece em exposições mais altas — até uma barreira “4X”. Caso o usuário alcance o nível “5X”, com som alto demais e por muito tempo, a notificação informará que “o volume foi reduzido para um nível mais seguro, pois o volume do fone de ouvido excedeu o limite seguro para esta semana”.
O sistema conta ainda com um alerta de “exposição momentânea” quando o som registra picos com 100 dB ou mais.
Habilitado por padrão?
Vale ressaltar que esse mecanismo de proteção contra volumes altos se diferencia dos modelos anteriores principalmente por fazer um acompanhamento de uso dos fones de ouvido dentro de um período de tempo.
Como o sistema foi desenvolvido para atender as regulamentações da União Europeia, em muitos países o recurso não estará habilitado por padrão, e os usuários deverão acionar os alertas nas configurações do Android 14 se assim desejarem.
Confira também como aumentar o volume do celular acima do limite.
Fonte: Android Police