Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linha Samsung Galaxy volta a receber atualizações de segurança do Android

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Janeiro de 2024 às 20h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Samsung

Os principais smartphones da linha Samsung Galaxy voltaram nesta semana a receber atualizações de segurança do Android, a partir do chamado Project Mainline, do Google. Os aparelhos estavam sem receber updates desde maio do ano passado por conta de um problema ainda desconhecido, mas que parece ter sido resolvido pela gigante.

Conhecidas como Google Play System Updates (GPSU), estas atualizações são focadas em correções de segurança desenvolvidas e lançadas pela própria empresa. Trata-se de um esforço voltado para reduzir a fragmentação do sistema operacional Android e também garantir que os dispositivos estejam sempre em dia, com correções aplicadas de forma invisível e automática — você, provavelmente, nem sabia que isso existia.

A mais recente versão do sistema, liberada em novembro do ano passado, finalmente começou a chegar aos aparelhos da marca coreana. Celulares de ponta, como o Samsung Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5, bem como intermediários como o Galaxy A53 e A34, além de dispositivos mais antigos, já estão aptos para a instalação dos updates de segurança mais recentes.

Continua após a publicidade

Não se sabe ao certo o que causou o problema, mas segundo informações do site Android Authority, esta não é a primeira vez que a falha acontece. Em 2022, alguns aparelhos da Samsung também ficaram travados em uma atualização de julho daquele ano, recebendo uma nova versão somente em janeiro seguinte. O Google, assim como a fabricante, não se pronunciou sobre o assunto.

É importante, ainda, não confundir as atualizações do GPSU com updates diretos da loja Google Play ou de seu aplicativo oficial. Estes nunca deixaram de ser liberados pela gigante e seguem sendo baixados e instalados no Android sem problema algum.

Como atualizar via Google Play System Update

Continua após a publicidade

Como dito, a aplicação do update de segurança deve ser automática para a maioria dos usuários. A mais recente versão do Project Mainline deve ser disponibilizada em fases, ficando disponível para todos nos próximos dias. Confira o passo a passo para checar se o seu celular já foi atualizado:

  1. Acesse as Configurações do celular;
  2. Escolha “Segurança e Privacidade”;
  3. Clique em “Atualizações”;
  4. Acesse a opção “Atualização do sistema Google Play”.

Seu celular está em dia caso a versão mais recente instalada seja de novembro de 2023. Caso contrário, clique em “Procurar atualizações” até que o update seja baixado e aplicado de forma automática.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority