Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LineageOS 19 com Android 12 é oficialmente lançado para mais de 40 aparelhos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2022 às 11h20

Link copiado!

Reprodução/LineageOS
Reprodução/LineageOS

Após meses de experimentação, o LineageOS 19 com Android 12 enfim foi lançado para o público geral. A ROM personalizada introduz todas as melhorias do novo sistema operacional em um estado puro, livre de bloatwares e modificações desnecessárias, prometendo longevidade significativamente maior do que as próprias fabricantes oferecem.

Logo de cara, mais de 40 celulares podem ser atualizados para o novo sistema — incluindo modelos bem envelhecidos, como o Pixel 2, ZenFone 8 e Moto G6 Plus. Além de novos recursos, essas unidades têm segurança reforçada com os patches referentes a abril de 2022.

Continua após a publicidade

Melhorias do LineageOS 19

As melhorias embarcadas no LineageOS 19 são várias, incluindo correções de bugs em ferramentas nativas. O LineageOS Recorder, função de gravação do SO, teve vários problemas solucionados ao lado de aprimoramentos importantes.

Visualmente, o sistema também apresenta retoques em ícones e animações. A seção Configurações Rápidas e a bandeja de Notificações também foram atualizadas com o novo padrão visual, semelhante ao Android puro distribuído entre os Google Pixel.

Continua após a publicidade

Os detalhes incluídos na Material You estão presentes no LineageOS 19 — ao menos, em parte, com as Cores Dinâmicas. O tom predominante do papel de parede determina a cor de destaque que compõe a interface do sistema.

Além disso, o modo escuro foi habilitado por padrão nas novas instalações e há novos papeis de parede nativos para redecorar a tela inicial e entender as mudanças na paleta de cores.

A bagunça de nomes

Durante o período experimental, o LineageOS 19 recebeu compilações tanto enumeradas como 19.0 quanto 19.1. Naturalmente, a versão com número menor corresponde ao primeiro lançamento e, a segunda, a adaptação baseada no Android 12L, projetado para dobráveis.

Continua após a publicidade

Porém, o cronograma de lançamentos do Google voltados para manutenção passou a ser trimestral e, para evitar confusão com a enumeração de versões do Android Open Source Project (AOSP), os mantenedores do LineageOS optaram por abandonar as casas decimais e chamar o novo SO somente de “LineageOS 19”. Ainda assim, em código, ainda podem encontrar referências à versão 19.1.

Celulares compatíveis

A lista de aparelhos compatíveis com o LineageOS 19 já no lançamento é composta por 41 modelos — mas o conjunto deve crescer ainda mais ao longo do tempo. Confira a lista de dispositivos suportados pela atualização:

Continua após a publicidade

Se o seu dispositivo não estiver incluído na lista, resta aguardar e ficar atento às discussões acerca do LineageOS nos fóruns oficiais. O processo de desenvolvimento de adaptações tende a levar algum tempo, mas se o seu aparelho não está há tanto tempo no mercado e já tem histórico de suporte com o LineageOS, resta aguardar até que o update chegue.

Vale ressaltar que o processo de migração para a custom ROM é um tanto complexo e requer familiaridade com informática. Além disso, a biblioteca de serviços do Google não é incluída por padrão e precisa ser instalada por fora. O processo de atualização varia conforme o dispositivo (o passo a passo está disponível no site oficial)

Fonte: XDA Developers