Publicidade

IA que ajuda a escrever texto chega também ao Google Mensagens

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O ano ainda não chegou ao fim para o Google, que liberou nesta sexta-feira (22) sua ferramenta de IA para escrever SMS. Disponível no app Mensagens do Android, o recurso chamado Magic Compose utiliza interações recentes, como textos e emojis, para criar respostas automáticas ou realizar edições no que já foi escrito pelo usuário.

Disponível inicialmente nos Estados Unidos, a opção está sendo liberada globalmente para quem está apto a receber versões Beta de recursos do Android e apps do próprio Google. Ela aparece no próprio teclado, ao lado dos emojis, e exibe uma série de sugestões de respostas a serem dadas, de acordo com o contexto do que foi enviado por um contato e, também, as conversas mais recentes com ele.

Respostas simples podem ser geradas a partir da IA, que também é capaz de alterar o tom do papo. Seis estilos ficaram disponíveis aos usuários, indo dos mais formais e curtos até mais rebuscados, líricos e até um inspirado nas obras de Shakespeare. Novamente, basta um clique na opção para que a transformação do texto aconteça.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Recursos semelhantes também estão disponíveis em outros serviços do Google, como o Gmail ou o navegador Chrome. Durante a fase de testes, países como França e Inglaterra também receberam o recurso, e ainda não há previsão de lançamento no Brasil e outros territórios.

Preocupação com privacidade

De acordo com o Google, para que o Magic Compose funcione, as últimas interações com um contato precisam ser enviadas aos servidores. Isso envolve, segundo a empresa, os 20 textos, links e emojis mais recentes trocados entre as pessoas, mas não as imagens, vídeos e mensagens de áudio que façam parte das conversa.

Para garantir a privacidade dos usuários, o Google aponta ainda que as mensagens são descartadas dos servidores assim que as respostas ou edições são geradas. Ainda, elas não são usadas para treinar modelos de linguagem para IAs da companhia.