Publicidade

Google vai remover animação do Android 12 confundida com bug por usuários

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Material You, a linguagem de design do Google apresentada no Google I/O deste ano, deu um ar de novidade ao Android 12 com uma vastidão de novas animações, ícones e detalhes que incrementam toda a experiência. Contudo, uma dessas alterações não agradou boa parte dos voluntários do ambiente de testes e, após o feedback negativo, será retrabalhada para que "pareça menos com um bug" nas próximas atualizações do beta.

A adição tão criticada é o efeito de “cascata” aplicado sobre itens selecionados no Android 12. No menu de Configurações do celular, por exemplo, ao selecionar uma das seções, o botão é envolvido por um tom mais claro do toque até as bordas da tela em pequenas ondas até alcançar os limites da área selecionada. Quando alcança as bordas da tela, pixels ficam brilham de forma aleatória quase como se fosse um céu estrelado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tão grande é a distração causada pelo efeito que os usuários desconfiavam que a animação se tratava de um bug. Usuários reportaram a animação inúmeras vezes no IssueTracker do Android, acusando o efeito de ser um problema de compatibilidade com a GPU; entre os comentários, porém, não faltam críticas ao elemento.

"Inicialmente, pensei que a animação fosse um artefato, até que eu vi observações sobre a animação nas notas de atualização", comentou um usuário. "Não consigo afirmar se essa animação é proposital ou uma falha", complementou outro voluntário.

No dia 3 de junho, o Google posicionou sobre o retorno negativo e se comprometeu a minimizar o efeito nas próximas atualizações (Beta 2 e 3). Entretanto, a companhia não sinalizou que excluirá a animação, mas pretende torná-la “mais sutil e menos parecida com um bug”.

Não há datas para a próxima atualização do beta do Android 12, tampouco se sabe se a correção será adicionada já na próxima compilação. Por agora, resta ficar de olho na recepção dos voluntários que integram o ambiente de testes para ver se o problema será resolvido.

Fonte: Phone Arena, 9to5Google