Google temia que Microsoft dominasse mercado de smartphones

Por Redação | 14.05.2016 às 16:45

Atualmente, o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, mas, antes de dominar o mercado de dispositivos móveis, o Google tinha sérias preocupações com a estratégia da Microsoft para esse mercado.

A realidade é que hoje a Microsoft perdeu muito market share, e conta com apenas 1% da fatia do mercado móvel – contra 80% do Google. Mas antes do sistema do robô verde ser lançado, em 2008, seu cofundador Rich Miner escreveu um email interno que enfatizava que o Android deveria ser um sistema operacional de código aberto para tentar conseguir conter um possível avanço da Microsoft.

Esse email veio à tona esta semana (12) no julgamento entre Google e Oracle em São Francisco, no qual as duas companhias discutiram se o gigante das buscas criou o Android usando APIs Java com ou sem o licenciamento necessário. O Java, vale dizer, era uma tecnologia da Sun Microsystems, que mais tarde acabou sendo adquirida pela Oracle (em 2009).

"Se uma plataforma aberta não for introduzida nos próximos anos, a Microsoft vai dominar a plataforma de telefones móveis." escreveu Minner. "A Palm está morrendo, a RIM (BlackBerry) está passando por dificuldades, e enquanto o Symbian estiver crescendo no mercado, vai acabar se tornando a única solução da Nokia."

Os anos se passaram e o único adversário do Android que ainda segue firme no mercado em segundo lugar é o iOS, sistema móvel da Apple. Até a BlackBerry, citada no email, já aposta em dispositivos com Android para tentar continuar viva no mercado.

Via: Phone Arena e Quartz