Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android TV deixará de ter suporte a apps APK

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Novembro de 2022 às 14h26

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O formato de aplicativos Android App Bundle (AAB) também será adotado na Android TV, anunciou o Google. A partir do ano que vem, os apps distribuídos para as smart TVs que rodam o sistema da gigante adotarão o padrão no lugar do tradicional Android Package Kit (APK).

A mudança coloca a distribuição de aplicativos no Android TV sob os mesmos padrões da Play Store para smartphones Android. O formato AAB é mais leve — poupa cerca de 20% de armazenamento, segundo o Google — e tem suporte à função de arquivamento, recurso que possibilita guardar o aplicativo de forma mais compacta, recuperando cerca de 60% do espaço tomado pelo programa originalmente.

Continua após a publicidade

“Nas últimas décadas, a TV se transformou de navegação linear de canais para conteúdo sob demanda com experiências em vários aplicativos. Hoje, mais de 10 mil aplicativos estão disponíveis no Android TV OS”, destacou o Google em comunicado. “Embora o software tenha crescido exponencialmente, o hardware da TV permaneceu limitado em capacidade e em comparação com seus equivalentes portáteis”, completou.

Apps menores são importantes

Enquanto smartphones são geralmente equipados com armazenamento interno de 64 GB ou mais, fabricantes de smart TVs não adotam a mesma estratégia e acabam dedicando somente 8 GB de memória para os aplicativos. O espaço mais limitado pode interferir significativamente na experiência do usuário, fazendo com que programas sejam desinstalados para instalar outros com mais frequência.

Continua após a publicidade

Exigir que aplicativos adotem um formato mais econômico favorece os consumidores, já que pode permitir a instalação de mais programas simultaneamente. Além disso, com a opção de arquivamento, o utilizador pode colocar aplicativos “na gaveta” enquanto eles não são tão importantes e, assim que necessário, puxá-los de volta com mais agilidade, sem precisar instalar de novo.

Mudança prevista

Desde o anúncio em junho de 2021, já se previa a implementação do formato AAB para mais plataformas do ecossistema Android além dos portáteis. Em comparação com o APK, o novo padrão é mais versátil, possibilita downloads mais rápidos e ocupa menos espaço na memória.

No celular, porém, a adição levantou uma polêmica: o Android App Bundle é um formato exclusivo da Play Store. Sendo assim, para garantir a distribuição do programa na loja do Google e em outras plataformas, ele precisa ter duas versões do mesmo software — uma APK, a outra AAB.