Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard do Android 12 recebe ajustes na interface e prepara mais novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2021 às 14h21

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech

Um dos princípios do Material You como linguagem de design do Google é não se limitar ao Android 12 em si, mas também respingar seus princípios sobre todos os apps da gigante. Dentre os produtos, o Gboard assume um dos principais papeis no celular e algumas mudanças visuais já podem ser encontradas no teclado virtual da versão beta do sistema.

Neste caso, a equipe do XDA Developers foi responsável pelas descobertas no Gboard que, no geral, ainda são bem pequenas. A tecla Enter, o teclado adicional de símbolos e a barra de espaço foram destacados com um formato de cápsula (atualmente, alguns deles ficam dentro de retângulos).

Continua após a publicidade

Ainda não é possível saber se essa modificação também será estendida ao formato das teclas comuns que compõem o Gboard, mas existe essa possibilidade. Essas modificações estão sendo liberadas para usuários inscritos no programa de testes da versão beta do Android 12 e parecem não estar limitadas aos celulares da linha Pixel, do Google, já que foram vistas no Zenfone 8, da ASUS.

Anteriormente, membros do XDA Developers encontraram indícios no código de que o teclado também será influenciado pelo tema dinâmico do Android 12. O Gboard deve assumir as cores predominantes do papel de parede assim como a barra de notificações e ícones do sistema para colaborar com a uniformização visual, mas tal recurso ainda não foi liberado.

Vale lembrar que o Gboard é conhecido pela ampla possibilidade de personalização, portanto mudar a cor do app não é uma novidade por si só. A diferença, no entanto, estaria na automatização desse processo, que no Android 12 está aliado à extração de cores do novo padrão visual.

Continua após a publicidade

Assim como qualquer período de testes, mudanças que acontecem no Android 12 no atual estado não estão escritas em pedra e podem passar por ajustes ao longo das atualizações. Certeza maior sobre as novidades deve acontecer em agosto, quando o sistema alcançar o “marco de estabilidade” que antecede o lançamento.

O Android 12 ainda não tem previsão para lançamento, mas se considerarmos as datas anteriores, ele deve chegar à versão final em meados de setembro.

Fonte: XDA Developers