Publicidade

Depois do S3, Galaxy S2 é revivido com Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2022 às 11h14

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Em mais uma adaptação surpreendente, o Samsung Galaxy S2 conseguiu rodar o Android 12 sob o Lineage OS 19. Um programador compartilhou o progresso com o port no fórum do site XDA Developers e, apesar de conseguir passar da tela de boot, o SO ainda não está 100%.

Essa é a segunda vez que um programador coloca o novo sistema do Google para rodar num celular antigo: ontem (3), o Canaltech noticiou o Galaxy S3 com o Android 12 — também com alguns recursos a menos. Ambos já não contam com suporte para atualizações da Samsung há anos.

Continua após a publicidade

Segundo o usuário conhecido como rlNanDO, responsável pela adaptação do Lineage OS 19 no topo de linha de 2011, recursos que não funcionam incluem a câmera, o AGPS e o suporte a HDMI (via cabo MHL). Wi-Fi, display, áudio, Bluetooth e até Rádio FM estão funcionais nesta versão.

O modelo colocado a prova foi o GT-i9100, equipado por um Samsung Exynos 4 Dual 4210 (não foi especificada a quantidade de RAM). A versão do Sistema do Robô que embarcou o smartphone originalmente foi o Android 2.3.4 (Gingerbread). A Samsung atualizou o celular até o Android 4.1.2 (Jelly Bean), lançado em 2012.

Galaxy S2 segue firme

Apesar de estar há mais de dez anos no mercado, o Samsung Galaxy S2 obtém sucesso em uma série de adaptações de sistema e, de certa forma, está "vivo" até hoje. Em dezembro de 2020, o Android 11 chegou ao aparelho através do Lineage OS — a atualização não oficial também introduziu problemas, inclusive.

Continua após a publicidade

O usuário rlNanDO afirma que continuará o trabalho no Galaxy S2 para deixá-lo no melhor estado possível, mas não dá para esperar que ele fique perfeito devido a idade do smartphone. Por enquanto, ainda não existem amostras do Android 12 rodando no topo de linha de 2011, mas se você tiver familiaridade com a instalação de ROMs customizadas e tem um Galaxy S2 sobrando, vale conferir como experimentar o novo sistema no clássico celular.

Fonte: XDA Developers