Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Compartilhamento por proximidade do Android recebe duas valiosas novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Setembro de 2021 às 17h51

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Nearby Share (ou “Compartilhamento por proximidade”, em português) é uma das ferramentas mais interessantes do Android e faz frente ao AirDrop, do iOS. Nesta quarta-feira (8), o Google começou a liberar novas funcionalidades para usuários do seu sistema, agora com compartilhamento de arquivos em grupos e mais opções de visibilidade.

Até quatro pessoas

O compartilhamento em grupo permite enviar um ou mais arquivos para até quatro dispositivos ao mesmo tempo. Até hoje, sempre que um documento precisa ser enviado para mais de uma pessoa, o remetente deve passar pelo processo de envio individualmente.

Continua após a publicidade

A ferramenta acelera esse processo, tirando a necessidade de selecionar o arquivo, o contato e a confirmação a cada envio. Ainda assim, o Nearby Share faz a entrega para um usuário de cada vez, sempre solicitando confirmação de cada destinatário.

Visível para todos

Em segundo lugar, mas igualmente útil, está a nova opção de detecção. Usuários podem permitir que o celular seja detectado por qualquer dispositivo próximo, seja um contato salvo ou não. O modo pode funcionar de forma permanente ou temporária para evitar que você acabe recebendo solicitações indesejadas.

Continua após a publicidade

Felizmente, o Nearby Share e suas novidades não são atreladas ao Android, mas ao Google Play Services. Essa característica permite que o recurso seja atualizado independentemente da versão do sistema, isentando a fabricante do aparelho do processo e, assim, entregando o recurso para mais dispositivos — até mesmo os antigos.

Hoje, o compartilhamento por proximidade do Google está disponível para dispositivos com Android 6.0 em diante, mas não é garantido que as funcionalidades vão aparecer em todos os aparelhos. A novidade, como sempre, é encaminhada aos usuários gradativamente, então não se espante caso não esteja disponível para você. Infelizmente, não há formas de acelerar o recebimento do recurso, restando apenas esperar se este for o seu caso.

Fonte: XDA Developers