Como transformar o Galaxy S4 comum no Galaxy S4 Google Play Edition

Por Pedro Cipoli

O Galaxy S4 é sim um excelente smartphone. Mesmo que vários modelos tenham sido lançados após ele, trazendo não só processadores mais poderosos como também extras mais sofisticados, o telefone da Samsung continua sendo um objeto de desejo de muitas pessoas. Porém, uma das maiores críticas é a enorme quantidade de aplicativos pré-instalados, além da TouchWiz, interface da Samsung, que deixa o aparelho com cara de velho (sério, parece o Android 2.3).

Como o Android é um sistema operacional aberto (desculpem, usuários de iPhone), existe uma forma de transformá-lo na versão Google Play Edition, mostrada durante o Google I/O 2013. De um lado temos os usuários (norte-americanos) que ficaram bastante interessados nessa versão. Do outro temos usuários frustrados com a sua versão padrão, ou stock, do Galaxy S4, presos aos inúmeros sensores e apps proprietários da Samsung (alguns deles completamente inúteis, diga-se de passagem).

Neste tutorial vamos mostrar como transformar o S4 na versão Google Play da forma mais simples quanto possível, mas antes aqui vão três observações importantíssimas:

  • O que vamos mostrar foi executado em um Galaxy S4 4G (GT-I9505) com processador Snapdragon 600, e não na versão 3G (GT-I9500) com o Exynos 5 Octa, e funciona somente nela. Não tente fazer isso na versão 3G;
  • O Canaltech não se responsabiliza por qualquer dano causado em seu smartphone. Embora exista uma grande possibilidade de dar certo, o procedimento é por sua conta e risco;
  • Ao executar o passo-a-passo, comece com a bateria do seu S4 completamente carregada. Acredite, não será nem um pouco divertido a carga acabar no meio do procedimento;
Galaxy S4 Google Play Edition

E aqui vamos nós!

Passo 1: Backup

Essa etapa pode ser pulada se você considerar que seu smartphone não possui nenhum dado importante, mas aqui vão algumas dicas de como fazer um backup de seus arquivos:

  • Vá em Configurações - Backup e reset e marque a opção "Fazer o backup de meus dados". Essa opção salvará suas principais configurações de sua conta do Google
  • No caso das mensagens, recomendamos o app SMS Backup+
  • Para salvar vídeos, fotos, músicas, gravações e praticamente qualquer dado multimídia, recomendamos fazer upload de tudo pelo Dropbox (você ganhou 50 GB de espaço quando comprou o aparelho, lembra?)
  • Se o seu aparelho já possui root, recomendamos o Titanium Backup, que, embora pago, salva todos os seus dados sem grandes complicações

Finalizados os backups, continuemos.

Passo 2: Drivers

É necessário que o seu Windows reconheça o Galaxy S4 como, bem, um Galaxy S4. Para isso é necessário instalar o driver oficial da Samsung, que pode ser feito de duas maneiras diferentes.

  • Instalar o KIES, programa que reconhece qualquer aparelho Samsung. Sinceramente consideramos o KIES um programa pesado, lento e completamente desnecessário (mencionamos a título de curiosidade), mas temos a segunda opção abaixo:
  • Baixar e instalar o driver específico para o Galaxy S4, disponível no site da Samsung

Passo 3: Root

Root é aquele processo que permite ao usuário fazer o que quiser com o seu smartphone (afinal, ele é seu, não é mesmo?). Criamos um artigo completo explicando o que é o root e como ele funciona, bastante completo e que vale a pena conferir. Agora vamos à parte séria do processo, utilizando varios arquivos com nomes bastante intimidadores, mas com certeza vão fazer o seu galaxy S4 ficar bem melhor.

Android Root

O primeiro deles e o Chainfire Root, que será inserido no seu S4 com o Odin. Após baixar e descompactar os dois (o Chainfire Root possui extensão .tar.md5 e o Odin é um .exe), abra o Odin, clique em PDA, selecione o arquivo CF-Auto-Root-jflte-jfltexx-gti9505.tar.md5 (ou algo parecido) e desligue o Galaxy S4. Não ligue para as siglas e opções avançadas do Odin, já que ele foi projetado para ser compatível com o maior número possível de aparelhos.

Em seu Galaxy S4: segure Power + Botão de diminuir o volume + Botão Home, entrando assim no modo download. Em seguida clique o botão de aumentar o volume para continuar e conecte o S4 em seu computador. O Odin deverá reconhecê-lo automaticamente, atribuindo uma porta COM qualquer (em nosso caso apareceu como COM4). Basta clicar em "Start" e esperar o processo terminar, reiniciando em seguida automaticamente.

*Não desconecte o cabo USB em hipótese nenhuma, senão a possibilidade de algo dar errado aumenta consideravelmente.

Passo 4: Instalar um Custom Recovery

Um Custom Recovery é o que permite a instalação de uma ROM personalizada, e sua instalação é conhecida como fazer um Flash no Recovery padrão. Nesta etapa, há um bom número de escolhas de Custom Recoveries, mas recomendamos a PhilZ Touch 5 não só por ser mais sofisticada como também por ter um bom número de casos de sucesso (baixe a última versão do arquivo .tar.md5 disponível no site).

Galaxy S4 Google Play Edition

O procedimento é basicamente o mesmo da etapa 3, só que agora com o Custom Recovery. Clique em PDA, selecione o arquivo philz_touch_5.15.8-i9505.tar.md5 (versão que utilizamos neste tutorial), coloque o Galaxy S4 em modo de Download (Home + Volume para baixo + Power), e clique novamente em Start. Novamente, tome cuidado para não desconectar o cabo USB durante o processo.

E agora vamos instalar a ROM do Android 4.3 Google Edition.

Passo 5: Instalar o Android 4.3 Jelly Bean, versão oficial do Google

Assim como a etapa 4, há várias ROMs customizadas para o Galaxy S4 disponíveis por aí. Em nosso tutorial escolhemos a versão mais pura do Android, desenvolvida pelo pessoal do XDA Developers. Na data de publicação deste artigo, a versão mais atual é a 2.2, com várias melhorias de performance e estabilidade, que você pode baixar aqui.

O arquivo está em formato ZIP, e você não deve descompactá-lo. Basta copiá-lo para a memória interna do Galaxy S4 (ou cartão micro SD, se preferir). Quando terminar de copiá-lo, desconecte o S4 de seu computador e pode deixá-lo de lado que você não precisará mais dele.

No seu Galaxy S4, reinicie-o segurando os botões Power, volume para cima e Home. Quando aparecer o Logo da Samsung você pode soltá-los, e a tela que aparecerá é o modo de recuperação do Android. A primeira etapa a se fazer é uma limpeza completa do aparelho, clicando em Wipe Data/Factory Reset (a navegação é feita pelos botões de volume e, para selecionar um item, utilize o botão Power).

Em seguida, clique em Clean to install a new ROM e navegue até o local onde você copiou a ROM anteriormente. Basta selecioná-la, aguardar a instalação e aproveitar o seu novo galaxy S4 Google Edition. Confira alguns screenshots do resultado final abaixo, só para deixar vocês com um pouco mais de vontade :)

Galaxy S4 Google Play Edition

Galaxy S4 Google Play Edition

Galaxy S4 Google Play Edition
Galaxy S4 Google Play Edition

Galaxy S4 Google Play Edition

Galaxy S4 Google Play Edition