Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como o Android 15 pretende acabar com as notificações inúteis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Abril de 2024 às 10h22

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Receber notificações de tudo quanto é aplicativo não é algo agradável, mas é possível que o Android 15 tenha a solução para acabar com tanta informação inútil. É o que oferece um conjunto de flags escondidas na versão Beta do sistema operacional, que traz uma função para ter mais controle sobre os alertas e desativar os que não são usados pelos apps.

Canal de Notificações

A descoberta foi feita pelo desenvolvedor Mishaal Rahman e publicada no site Android Authority, que apresenta mais informações sobre o canal de notificações na versão Beta do Android 15. Ao ativar algumas flags no SO, o profissional conseguiu liberar uma lista de avisos não utilizados dos aplicativos e desabilitá-los por padrão com o recurso.

Continua após a publicidade

Inicialmente, há apenas uma certa quantidade de opções de alertas do app que podem ser ativados e desativados, elas representam os sinais que o software realmente usa frequentemente. Para revelar a lista completa, basta tocar nos três pontos no canto superior direito e selecionar “Show unused channels” (mostrar canais não utilizados, em tradução livre).

A lista que surge em seguida chega a assustar, pois mais do que triplica as opções de notificações. A partir daí, você consegue desabilitar todos para garantir que seu celular não será inundado por mensagens desnecessárias.

Instagram tem 25 canais de alertas

No exemplo apresentado, Rahman destaca que o Instagram da Meta normalmente utiliza três canais para enviar avisos ao usuário. No entanto, ao acionar o recurso, surgem 25 pontos, sendo que 22 são automaticamente colocados de lado pela função.

Caso o Google libere a opção na versão estável do Android 15, os usuários poderão ter mais paz ao escolher exatamente o que cada aplicativo pode enviar em relação aos alertas. Dessa forma, desativar notificações no sistema operacional pode se tornar uma tarefa mais completa.

Fonte: Android Authority