Como fechar todos os aplicativos do Android de uma vez

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 15 de Abril de 2021 às 18h30
Jonathan Kemper/Unsplash

Para fechar um aplicativo no Android, é necessário encerrar o processo através da lista de apps mais recentes. Em aparelhos com os botões exibidos na parte inferior, o terceiro botão da esquerda para direita funciona para abrir o histórico. Em situações de comandos na tela, é necessário deslizar de baixo para cima e manter a tela pressionada para acessar a tela.

Ao fechar um app, os processos em primeiro plano são encerrados. É uma alternativa, por exemplo, ao notar bugs seguidos: fechar e abrir novamente pode ajudar a corrigir esses erros. No entanto, manter os apps abertos não traz consequências para a memória ou bateria – o próprio sistema operacional reconhece automaticamente o uso dos aplicativos e faz o gerenciamento. A seguir, veja como fechar todos os apps de uma só vez em diferentes interfaces.

Android: como fechar aplicativos

Passo 1: no celular Android, toque no terceiro ícone da esquerda para a direita na barra de navegação para abrir os apps mais recentes. Caso utilize a opção de gestos de deslizamento de tela, deslize de baixo para cima e mantenha a tela pressionada;

Toque no ícone ou deslize a tela para abrir os apps mais recentes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: o Android exibirá a lista com os apps abertos do uso mais recente para o mais antigo. Para fechar apenas um programa, deslize-o para cima. Para fechar todos, toque em "Limpar tudo". São exibidos, ainda, os ícones dos apps mais utilizados.

Feche os apps (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
  • Em celulares Samsung, use os comandos para abrir os apps mais recentes e toque em "Fechar tudo". Para encerrar apenas um aplicativo, deslize-o para cima;
Faça o processo em celulares com a interface One UI, da Samsung (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
  • Em celulares Xiaomi, com a interface MIUI, é necessário deslizar para o lado para fechar apps individualmente ou pressionar o ícone de "X" para fechar todos. No histórico de aplicativos, é possível acessar outras opções de gerenciamento, como limpeza e verificação de segurança.
Acesse o histórico de apps na MIUI (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Seguindo esses passos, você poderá acessar a lista de aplicativos mais recentes e fechá-los no Android.

Fonte: Ajuda do Android

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.