WebView do Android: o que é e como resolver os principais erros

WebView do Android: o que é e como resolver os principais erros

Por Bruno Salutes | 23 de Março de 2021 às 11h00

Usuários de celulares Android contam com o aplicativo WebView (Android) instalado por padrão. É um dos componentes que vem de fábrica e, entre suas principais funções, possibilita interações em seu celular.

Mas afinal, para que serve o "WebView do sistema"? Entenda a seguir como o app funciona e como resolver erros comuns.

O que é o WebView

A ferramenta é um componente do sistema que permite que as aplicações do Android exibam conteúdo da web diretamente dentro de um aplicativo. Sendo assim, o WebView do sistema Android é responsável pela navegação em sites e conteúdo da Web dentro de aplicativos em seu celular. A recomendação de desenvolvedores é que a aplicação seja mantida em seu aparelho atualizada em sua versão mais recente, pois sua presença é importante para o bom funcionamento de seus aplicativos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como resolver problemas no WebView

Caso vários aplicativos diferentes exibirem avisos de falha no Android, o problema pode estar relacionado ao WebView, tendo em vista que o componente atua em conjunto com outros apps. As causas são variadas, incluindo possíveis bugs no software ou falta de novas atualizações.

Nesse cenário, usuários conseguem realizar ajustes a partir das configurações do aparelho. Veja como acessar e quais são as alternativas mais comuns:

Passo 1: abra as configurações e selecione a aba “Aplicativos”;

Acesse a lista de apps instalados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, procure pelo WebView e toque para abrir as opções referentes ao app;

Encontre o componente na lista (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: na próxima tela, usuários podem realizar ações como desativar o componente, limpar dados e procurar por atualizações.

Gerencie as opções do aplicativo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Forçar a parada

Force a parada do WebView para tentar corrigir erros (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Forçar a parada de um app encerra todos os processos em primeiro e segundo plano do software. É uma alternativa para reiniciar o WebView e notar se houve interrupção nas falhas.

Atualizar a versão do software

Procure por atualizações na Google Play Store (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Caso o WebView esteja causando falhas no aparelho, é importante observar se a versão mais recente está atualizada: o download da nova versão pode corrigir problemas e eventuais bugs. Na tela de configurações do aplicativo, toque na opção “Detalhes do app na loja”. O aparelho redirecionará para a Play Store, na qual o usuário pode escolher entre atualizar para a versão mais recente ou desinstalar o componente para aguardar correções.

Desinstalar atualizações

Retorne à versão inicial do app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Caso tenha realizado o procedimento anterior e o aplicativo já esteja atualizado, é possível realizar o caminho reverso, desinstalando a versão mais recente e retornando à versão de fábrica no app. É importante ressaltar que a medida remove todos os dados salvos e atinge todos os perfis do aparelho. Na página de informações do aplicativo, selecione o ícone de três pontos no topo da tela e toque em “Desinstalar atualizações".

Quais as funções do WebView e por que ele é importante?

Mas por que o WebView é importante para aplicativos? A ferramenta é importante porque não só fornece ao aplicativo um navegador integrado, mas também permite que o aplicativo do desenvolvedor interaja com páginas da web e outros aplicativos da web.

Por exemplo, ao acessar um link em um "Stories" do Instagram, o WebView do sistema é utilizado para que seja possível navegar naquele site diretamente pelo aplicativo do Instagram, sem a necessidade de abrir uma nova guia em seu navegador padrão.

Além disso, o WebView é importante para desenvolvedores. Você pode desenvolver um aplicativo da Web (ou apenas uma página da Web) como parte de um aplicativo para um cliente, por exemplo, através do WebView. Dessa forma, o recurso funciona como uma extensão do Android, que permite exibir páginas da Web como parte do layout de atividades.

Agora que você sabe como o WebView funciona, é mais fácil compreender o papel do aplicativo em seu celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.