8 coisas que você não sabia que seu Android era capaz de fazer

8 coisas que você não sabia que seu Android era capaz de fazer

Por Felipe Freitas | Editado por Bruno Salutes | 13 de Março de 2022 às 20h30
Canaltech/Felipe Freitas

Às vezes os celulares fazem coisas que a gente nem imagina, né? Desenvolvido em código aberto de maneira mais acessível — o Android do Google é o sistema operacional mais popular do mundo com aproximadamente 3 bilhões de usuários ativos.

Se você está migrando de um smartphone Android um pouco mais antigo para uma versão mais nova, essas são algumas dicas de funções interessantes que você precisa conhecer. Confira nas próximas linhas!

*As dicas descritas neste tutorial servem para a maioria dos celulares com Android 10 ou superior.

1. Compras e transferências de arquivos por aproximação

Ativando o sensor NFC do seu smartphone, é possível fazer várias compras, consultar saldos e até mesmo validar pontos. Isso porque essa tecnologia permite que você use seu celular como se fosse um cartão ou um bilhete magnético. No sistema Android, você pode ativá-la acessando: Configurações > Conexões > Sensor NFC.

Ative o sensor NFC para fazer pagamentos com o celular (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

2. Navegue com o celular usando só uma mão

Está com as mãos ocupadas? Se você precisar mandar mensagens ou conferir notificações durante o transporte público, por exemplo, é possível ativar o “Modo operação com uma mão”. Essa configuração faz parte da categoria “Movimentos e gestos” do sistema Android, ao ativá-la você pode configurar um botão ou gesto para ligar o modo de uma mão. Assim, esse modo diminui sua tela a deixando mais acessível para a navegação com uma mão só.

Você pode ativar a opção "Modo de operação com uma mão" (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

3. Agende otimizações e reinício automático no celular

Caso seu celular esteja travando, uma das soluções é acessar a categoria “Assistência do aparelho” em configurações. Lá você pode otimizá-lo limpando a memória RAM e fechando processos em segundo plano. Além disso, também dá para agendar otimizações e reinícios automáticos em longos períodos de inatividade a fim de melhorar o desempenho do aparelho.

Otimize seu celular limpando a memória RAM e agendando reinícios automáticos (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

4. Receba notificações do Android em qualquer PC

Trabalha constantemente usando o celular? Sabia que você pode conectá-lo ao seu computador para receber várias notificações, ligações e mensagens de aplicativos? Essa pode ser uma solução para ficar sempre conectado e evitar distrações pegando o celular toda hora. Para isso, você pode usar a ferramenta “Seu Telefone” da Microsoft ou “Flow” da Samsung.

Conecte seu celular no computador para continuar recebendo notificações (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

5. Localize e bloqueie seu celular remotamente

Caso seu celular tenha sido perdido ou roubado, você pode acessar o site “Find My Device” (Web) do Google. Nesse site, você pode encontrar a localização de todos os aparelhos vinculados a sua conta Google, bloqueá-los e apagar seus dados remotamente. Se você suspeita que seu smartphone ainda está em casa, você também pode usar a função “Reproduzir som” para encontrá-lo.

Você pode encontrar e gerenciar seu celular remotamente caso ele tenha desaparecido (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

6. Personalize sua tela inicial e tela de bloqueio

Acessando a categoria "Tela inicial", é possível expandir o tamanho da grade de aplicativos para uma visualização em 4x4, 5x5 e até mesmo 6x6. Além disso, outra função interessante do sistema Android, está na personalização da tela de bloqueio. Acessando a categoria “Tela de bloqueio” em configurações, o sistema permite que você escolha quais widgets vão aparecer na tela bloqueada e quais aplicativos serão seus atalhos principais.

Personalize os aplicativos da sua tela inicial e tela bloqueio (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

7. Aproveite gestos com o sensor de digital

Acessar notificações, tirar fotos e até mesmo desbloquear aplicativos, tudo isso é possível através do seu sensor de digital no sistema Android. Acessando a categoria “Movimentos e Gestos” em configurações, você pode ativar um gesto que permite acessar suas notificações arrastando o dedo para baixo.

Você pode personalizar vários gestos no seu sensor de digital (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Já nas “Configurações de câmera”, alguns dispositivos Android permitem que você tire fotos pressionando o sensor de digital do seu smartphone. Vale a pena conferir!

8. Espelhe a tela do seu celular em qualquer TV

Sabia que dá para transformar seu smartphone em um computador ou videogame? Para isso, você só precisa ter uma tela ou Smart TV compatível. Assim, você pode espelhar a tela do seu celular e conectar vários acessórios via Bluetooth como mouse, teclado e até mesmo um controle de videogame. Alguns aparelhos Android possuem funções nativas para isso como, por exemplo, o Smart View (Samsung) e Screen Share (LG).

Você pode usar o serviço de Smart View para espelhar a tela do seu celular (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Com essas dicas você pode aproveitar várias funções incríveis do sistema Android. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Fonte: Android

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.