Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera e microfone no Android 11 ganharão reforço de privacidade

Por| 26 de Março de 2020 às 16h30

Link copiado!

Câmera e microfone no Android 11 ganharão reforço de privacidade
Câmera e microfone no Android 11 ganharão reforço de privacidade

O Google já liberou a segunda prévia para desenvolvedores do Android 11 com novos recursos, mas só agora começamos a descobrir outras novidades escondidas da nova versão do sistema.

A descoberta mais recente, feita pelo pessoal do Android Central, complementa um recurso lançado no atual Android 10, que concede permissão apenas uma vez para um serviço usar a localização do celular. No vindouro Android 11, a função expandirá essa permissão única para a câmera e microfone.

Meu celular, minhas regras

Continua após a publicidade

Assim como acontece com o "Permitir apenas uma vez" do Android 10, a nova função dará mais autonomia ao usuário para decidir qual aplicativo deverá usar seu microfone e câmera.

Por exemplo, se você precisar realizar uma chamada de vídeo via WhatsApp, basta permitir que o app utilize os recursos audiovisuais para completar a videochamada. Assim que você finalizar a ligação ou fechar o WhatsApp, o app não terá acesso a eles até que você permita novamente.

Passo grande para a privacidade

Continua após a publicidade

Desde o Android 10, o Google começou a dar mais atenção às permissões de aplicativos. Embora você saiba que o Maps, por exemplo, precisa saber sua localização para funcionar corretamente, alguns aplicativos mal-intencionados podem solicitar o acesso a outros recursos do seu celular, como microfone, para fins desconhecidos.

Essa prática, mesmo que tenha ficado menos comum com a chegada do atual sistema operacional, continua sendo usada, principalmente pelos chamados "apps espiões", projetados para espionar pessoas sem que elas saibam. Atualmente, basta permitir uma vez e será preciso revogar manualmente tal permissão para conter o espião.

Continua após a publicidade

Apesar de uma pequena modificação, a permissão única para ativar a câmera e o microfone é um grande passo para dar mais privacidade ao usuário no Android, garantindo que nenhum aplicativo faça algo pelas suas costas.

Gostou da novidade do Android 11? Deixe sua opinião sobre permissões de aplicativos no campo de comentários abaixo.

Fonte: Android Central