Publicidade

Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS

Por| 27 de Fevereiro de 2019 às 06h50

Link copiado!

Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS
Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS

Não é incomum encontrar aplicativos solicitando permissões completamente estranhas. Naturalmente, a grande maioria pede apenas o mínimo necessário para funcionar, já que realmente precisam de acesso a certas funções. É o caso, por exemplo, do acesso ao microfone de um gravador de voz. Outro caso completamente diferente, entretanto, é um aplicativo de agenda pedindo a mesma permissão (true story).

Aplicativos geralmente pedem permissões sob demanda, o que é ótimo para manter a segurança do aparelho. É o caso do WhatsApp, que solicita acesso à câmera somente quando você a utiliza pela primeira vez, assim como o acesso ao microfone para gravar mensagens de voz. Com o passar do tempo, porém, acabamos esquecendo quais permissões concedemos aos apps e precisamos fazer uma revisão. E é o que aprenderemos neste artigo, tanto para Android quanto para o iOS.

Android

O primeiro passo é abrir o menu de configurações do sistema.

Continua após a publicidade

8

Agora vá até o menu de aplicativos.

Aqui encontramos o gerenciador de permissões. Uma alternativa é abrir um app em questão para ver quais permissões ele solicita.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

As permissões estão agrupadas por categoria. Basta checar quais apps solicitam cada uma delas.

Há uma lista considerável de permissões, em especial com diversos apps instalados.

Continua após a publicidade

iOS

O iOS possui um controle de permissões concentradas nos apps tanto no iPhone quanto no iPad. Basta abrir o menu de configurações (Ajustes) e rolar a tela até chegar nos apps.

Continua após a publicidade

No caso do acesso à localização, é necessário entrar em Privacidade e, em seguida, em "Serviços de localização", que permite acesso ao GPS.

Vale lembrar que os apps pedem acesso à localização. Quando autorizados, eles entram no "Serviços de localização".