SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS

Por| 27 de Fevereiro de 2019 às 06h50

Link copiado!

Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS
Como gerenciar as permissões dos apps no Android e no iOS

Não é incomum encontrar aplicativos solicitando permissões completamente estranhas. Naturalmente, a grande maioria pede apenas o mínimo necessário para funcionar, já que realmente precisam de acesso a certas funções. É o caso, por exemplo, do acesso ao microfone de um gravador de voz. Outro caso completamente diferente, entretanto, é um aplicativo de agenda pedindo a mesma permissão (true story).

Aplicativos geralmente pedem permissões sob demanda, o que é ótimo para manter a segurança do aparelho. É o caso do WhatsApp, que solicita acesso à câmera somente quando você a utiliza pela primeira vez, assim como o acesso ao microfone para gravar mensagens de voz. Com o passar do tempo, porém, acabamos esquecendo quais permissões concedemos aos apps e precisamos fazer uma revisão. E é o que aprenderemos neste artigo, tanto para Android quanto para o iOS.

Android

O primeiro passo é abrir o menu de configurações do sistema.

Continua após a publicidade

8

Agora vá até o menu de aplicativos.

Aqui encontramos o gerenciador de permissões. Uma alternativa é abrir um app em questão para ver quais permissões ele solicita.

Continua após a publicidade

As permissões estão agrupadas por categoria. Basta checar quais apps solicitam cada uma delas.

Há uma lista considerável de permissões, em especial com diversos apps instalados.

Continua após a publicidade

iOS

O iOS possui um controle de permissões concentradas nos apps tanto no iPhone quanto no iPad. Basta abrir o menu de configurações (Ajustes) e rolar a tela até chegar nos apps.

Continua após a publicidade

No caso do acesso à localização, é necessário entrar em Privacidade e, em seguida, em "Serviços de localização", que permite acesso ao GPS.

Vale lembrar que os apps pedem acesso à localização. Quando autorizados, eles entram no "Serviços de localização".