Publicidade

Google Play dá pistas de uma tela de bloqueio separada para crianças

Por| 25 de Março de 2020 às 14h30

Link copiado!

Google
Google

Apesar das novas funcionalidades da versão de testes do Android 11 terem sido expostas à exaustão pela internet, parece que o Google ainda guarda algumas cartas na manga. Uma delas seria um recurso de tela de bloqueio especial para crianças, descoberta pelo site XDA Developers.

O recurso faz uso de uma nova chamada de sistema (API), criada para disponibilizar uma segunda tela de bloqueio. Apesar do recurso ser ideal para celulares que são usados tanto para fins pessoais quanto de trabalho, uma outra pista chegou na atualização 20.12.14 do Google Play Services, que é distribuído independentemente das atualizações do Android.

O novo serviço se chama “com.google.android.gms.kids.SecondaryLockscreenService” e, como sugere o nome, pode servir para que uma criança utilize o celular sem mexer em aplicativos ou opções da conta principal do aparelho (presumivelmente os pais).

Continua após a publicidade

O serviço possui ainda uma configuração “platformAtLeastR”, que leva a crer que a nova opção estará disponível apenas em aparelhos com a versão 11 ("R") do Android, ou superior.

O recurso parece semelhante ao “Espaço da criança”, do finado Windows Phone/10 Mobile, que permitia ao dono do celular configurar uma tela de bloqueio separada, com uma lista de apps própria, montada pelo usuário principal do aparelho. No Windows, o recurso não parece ter feito muito sucesso e foi removido em 2016.

Fonte: XDA Developers